Paleontólogos encontraram na Argentina uma nova espécie de dinossauro com braços do tiranossauro rex (T-Rex). Trata-se do Meraxes Gigas, um predador que media pouco mais de 10 metros e pesava aproximadamente 4 toneladas. Em cada braço, o Meraxes poderia levantar entre 90 e 100 quilos.
“O fóssil mostra regiões detalhadas, completas e inéditas do esqueleto”, disse Juan Canale, gerente do projeto de escavação, na quinta-feira 7. “Entendemos algumas das tendências evolucionárias e anatômicas do grupo a que o Meraxes pertence.”
Os restos do animal demoraram quatro anos para ser escavados, durante expedições do Museu Paleontológico Ernesto Bachmann. Em 2012, a primeira parte do corpo do predador foi encontrada: um crânio com pouco mais de 100 centímetros.
Segundo Canale, o esqueleto do predador sugere que o dinossauro tinha fortes músculos grandes e um peitoral resistente. “Eles podem ter usado os pequenos braços para o comportamento reprodutivo”, observou. “Para segurar a fêmea durante o acasalamento ou como apoio para se levantar depois de uma pausa ou uma queda.”
A espécie viveu no planeta Terra entre 90 e 100 milhões de anos atrás, no período Cretáceo. Cada Meraxes vivia em média 40 anos, número bem elevado para um dinossauro. De acordo com os especialistas, o T-Rex não herdou a característica dos pequenos braços do Meraxes, extinto 20 milhões de anos antes de o primeiro T-Rex surgir.
Relacionadas
👹 Será que não é um descendente deste dinossauro ?