Dinossauro foi a ‘última ceia’ de crocodilo

Réptil devorou o animal há mais de 90 milhões de anos
-Publicidade-
A descoberta foi feita por pesquisadores do Museu da Era dos Dinossauros
A descoberta foi feita por pesquisadores do Museu da Era dos Dinossauros | Foto/Reprodução: Pixabay

Imagine ter de escolher a sua última refeição da vida. No período Cretáceo, há mais de 90 milhões de anos, um crocodilo da espécie recém-descoberta Confractosuchus sauroktonos optou por um filhote de dinossauro.

No estômago do crocodilo de dois metros achado na Austrália, os pesquisadores encontraram restos de um dinossauro da espécie ornitópode, o filhote era do tamanho de uma galinha e estava parcialmente digerido.

Os especialistas demoraram seis anos juntando os fragmentos do crocodilo para descobrir que se tratava de uma espécie extinta e que nunca foi descrita antes. O crocodilo e a presa foram preservados em uma pedra, desenterrada e despedaçada por um trator em outra escavação em 2011.

-Publicidade-

A descoberta foi feita por pesquisadores do Museu da Era dos Dinossauros, em parceria com a Universidade de New England, e publicada pela primeira vez na revista científica Gondwana Research, na quinta-feira 10.

dinossauro
Da esquerda para a direita: a imagem da forma rochosa onde o crocodilo estava e a simulação em 3D do fóssil Foto/Reprodução: Australian Nuclear Science and Technology Organisation (ANSTO)

“Os crocodilos têm os ácidos estomacais mais potentes do reino animal, então a descoberta de conteúdos intestinais neste novo crocodilo não foi apenas surpreendente”, disse Matt White, líder da descoberta Matt White. “Também revelou que o crocodilo, provavelmente, morreu logo depois de sua última refeição.” 

Os pesquisadores usaram uma máquina de Raio X gigante do tamanho de um campo de futebol para criar imagens 3D que mostrassem o que tinha na pedra. 

Ambos os animais estão expostos no Museu Australiano da Era dos Dinossauros, na cidade de Winton, Austrália. 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.