O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que, até 26 de fevereiro, acumulados de chuva nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste podem ultrapassar 80 milímetros (mm). O fenômeno é resultado da combinação do calor com a alta umidade.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ao norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá fortalecer as instabilidades, principalmente no nordeste do Pará e no litoral dos Estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará.
Previsão do tempo até 26 de fevereiro
Conforme o Inmet, são previstas pancadas de chuva maiores que 50 mm em quase toda a Região Norte, principalmente no Tocantins, no Pará, no Amazonas, em Rondônia e no Acre. Os temporais devem vir junto de raios, rajadas de vento e trovoadas.
No Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas, com maior intensidade em áreas do Maranhão, do Piauí, do Ceará, de Pernambuco e da Bahia. O volume das chuvas deve ultrapassar 70 mm.
O Centro-Oeste e o Sudeste devem registrar pancadas de chuva com volumes maiores que 80 mm, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e o litoral norte de São Paulo devem ser as áreas mais atingidas pelas instabilidades no período.
Leia também: “A paranoia ambientalista”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na edição 203 da Revista Oeste
No Sul, estão previstas chuvas isoladas em partes do Paraná e no sul de Santa Catarina, com volume maior que 30 mm. Nas demais áreas da região, a previsão é de pouca chuva.
Previsão do tempo de 27 de fevereiro a 6 de março
Já para o período de 27 de fevereiro a 6 de março, a maior parte da Região Norte deve contar com acumulados maiores que 50 mm. Áreas do Amazonas, do Acre, de Rondônia, do Pará e do Tocantins serão o foco das instabilidades.
Para o Nordeste, a previsão é de chuva superior a 50 mm em praticamente toda a região. As pancadas devem atingir sete dos nove Estados:
- Maranhão;
- Piauí;
- Ceará;
- Bahia (oeste);
- Rio Grande do Norte (litoral e sertão);
- Paraíba; e
- Pernambuco.
De acordo com o Inmet, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há previsão de pancadas de chuva, principalmente, em áreas de Mato Grosso, do Distrito Federal e nos quatro Estados sudestinos. O volume da chuva pode ultrapassar 50 mm.
Na Região Sul, a previsão também é de chuvas maiores que 50 mm em áreas de Santa Catarina, do Paraná e no noroeste do Rio Grande do Sul. Pouca chuva está prevista para o sudeste gaúcho.
Leia também: “A realidade brasileira rasga a fantasia”, artigo de Alexandre Garcia publicado na edição 204 da Revista Oeste
Estêvão Júnior é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli