Em 2024, vai acontecer o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran), o maior da América Latina. As fabricantes de veículos pesados estão preparando novidades para o evento que deve acontecer do dia 4 ao dia 8 de novembro. Os novos caminhões serão expostos ao público no São Paulo Expo, localizado na zona sul da capital paulista.
Veja abaixo alguns dos principais caminhões que chegam ao Brasil em 2024
BYD
Detalhes do novo caminhão BYD T5, da fabricante chinesa, não foram revelados. No entanto, segundo o jornal Estadão, trata-se de um caminhão leve e 100% elétrico. O veículo é bastante atrativo, e as vendas da e-Transit devem começar já neste primeiro semestre.
Ford
O novo modelo de caminhão da Ford também traz sistema de baixa emissão de poluentes. A fabricante norte-americana havia testado a van Transit 100% elétrica em 2023. Seu novo modelo chega ao mercado brasileiro também no primeiro semestre de 2024.
Higer
A marca é conhecida no Brasil principalmente pelo seu ônibus 100% elétrico. Porém, a estreia da Higer no setor de caminhões elétricos vai acontecer neste ano. Inicialmente, a empresa deve apresentar ao público brasileiro um modelo de caminhão com capacidade de 40 toneladas e baterias de 422 kw/h.
Iveco
A fabricante italiana já havia revelado novidades para 2024. Depois do modelo S-Way, o destaque da empresa de veículos pesados é o S-Way NG a gás. O caminhão chegou a ser exibido na Fenatran de 2022, mas a Iveco preferiu realizar mais testes de uso real com clientes antes de dar início às vendas no Brasil.
Daily
A partir deste ano, o caminhão Daily Hi-Matic, equipado com caixa automática, começa a ser entregue aos clientes; porém, só na versão chassi-cabine. Este é, aliás, o segmento do mercado liderado pela Iveco. O Daily 35-180 conta com caixa automática ZF-8HP, de oito velocidades à frente e uma à ré.
O veículo ganhou um incremento de 20 cavalos (cv) no motor — o que também o diferencia das versões manuais. O FPT F1C VGT desenvolve potência de 180 cv a 3.500 rpm. E seu torque chega a 44 mkgf de 1.600 a 2.900 rpm.
Mercedes-Benz
Os fãs da marca alemã ficaram desapontados com a saída do Axor. Assim, a fim de solucionar o problema, a Mercedes-Benz apostou em uma cabine mais simples para o seu caminhão Actros. O modelo teve boa aceitação do mercado. No entanto, o novo caminhão ainda está longe da popularidade do Axor.
Scania
A Scania, fabricante sueca de caminhões, pretende reformular toda a sua gama de veículos a gás. Com isso, em substituição do modelo mais vendido da marca com motor de 410 cv, chega a versão de 420 cv, e uma de 460 cv a fim de atender às operações mais pesadas. A fabricante revelou também o X-Gás, modelo com autonomia de 900 km.
Assim como a Scania, a Volkswagen também quer investir no gás, ao fazer testes com o modelo Constellation GNV — veículo que também deve chegar à Fenatran. Os novos caminhões chegam em 2024.