publicidade
Brasil

Contran derruba exigência de aulas em autoescola para tirar CNH

Novo modelo promete baratear o processo e ampliar o acesso ao documento

Segundo o Ministério dos Transportes, sem a obrigatoriedade de autoescola, o valor para emissão das CNH pode cair 80% | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Segundo o Ministério dos Transportes, sem a obrigatoriedade de autoescola, o valor para emissão das CNHs pode cair 80% | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governo federal avançou, nesta segunda-feira, 1º, em uma mudança ampla no processo de habilitação. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) liberou os candidatos da exigência de aulas em autoescola, e a mudança passará a valer depois da publicação no Diário Oficial da União. A iniciativa integra um pacote governo Lula que busca reduzir gastos para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, milhões de brasileiros seguem sem a carteira por causa do preço atual. Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, sustenta que o novo modelo pode cortar grande parte desse valor e ampliar o alcance da CNH. “A medida pode reduzir em até 80% o custo total da CNH”, garante ele.

Novas opções de preparação para a CNH

A resolução do Contran prevê um curso teórico on-line, sem cobrança, além de regras mais flexíveis para essa etapa. Quem quiser manter o caminho tradicional poderá seguir com as autoescolas. O exame teórico e o prático continuam obrigatórios.

Renan Filho divulgou a mudança em suas redes. Ele afirmou que a proposta reorganiza o processo, simplifica etapas e cria mais formas de preparo para quem pretende dirigir. A ideia já havia sido antecipada pelo ministro em entrevista publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, em julho. Na ocasião, ele afirmou que “a obrigatoriedade de autoescola criou um sistema excludente, e as pessoas dirigem sem carteira”.

Leia também: “FAB testa míssil de R$ 12,4 milhões no Gripen e acelera preparo do caça”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade