O governador Wilson Lima anunciou que vai publicar um decreto, válido a partir de segunda-feira 25, para endurecer as restrições na circulação de pessoas no Amazonas, sob a justificativa de conter o avanço da covid-19. Segundo Lima, as medidas vão afetar 24 horas da vida dos cidadãos, que só poderão sair de casa para realizar atividades essenciais, ir ao supermercado ou receber atendimento médico. O decreto valerá por sete dias.
“Isso não significa cercear o direito de ir e vir”, afirmou o governador. “O cidadão pode, sim, sair da sua casa, mas ele só pode sair se houver extrema necessidade. Ele pode sair para ir ao supermercado, para ir à farmácia. Em caso de urgência e de emergência, pode sair, não há problema em relação a isso. Mas ele só pode sair se houver essas condições”.
A Polícia Militar e a Polícia Civil vão garantir o cumprimento das condições estabelecidas no decreto.
Leia também: “Coronavírus: ex-prefeito de Manaus pede ‘impeachment’ do governador do Amazonas”
Em aproximadamente 100 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Mundo, pouco mais de 2 milhões de pessoas perderam as suas vidas, em torno de 2,5 % dos afetados pela pandemia. Foram salvos aproximadamente 97,5 % dos que contraíram a doença . Um estudo que não pode ser descartado, é um levantamento destes percentuais com relação à FOME. Quantas pessoas passam FOME no Mundo e quantas sobrevivem a ela ? Temos que tomar conhecimento da realidade, afim de que possamos erradicar este terrível mal. No meu entender, a única maneira de se combater a fome, é considerá-la uma DOENÇA. E, a partir daí, atacar este MAL.