Programa de certificação tem parcerias com a Secretaria de Estado de Turismo e a vigilância sanitária
Hotéis espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro poderão exibir certificações de que estão tomando os devidos cuidados no combate à covid-19. Isso porque a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (Abih-RJ) e o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) criaram projeto para fornecer selos aos estabelecimentos. Assim, mesmo diante da pandemia, turistas poderão se sentir mais seguros nos locais.
Leia mais: “70% dos pacientes com a covid-19 já se recuperaram no Estado do Rio de Janeiro”
O programa surge com a chancela de dois órgãos públicos. Afinal, o projeto nasce a partir de parcerias feitas com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e as vigilâncias sanitárias municipais. O selo de qualidade poderá ser dado a hotéis baseados na cidade do Rio de Janeiro e nos demais municípios do Estado fluminense. De acordo com as regras, o estabelecimento precisa cumprir “10 mandamentos” para conquistar a certificação. Nesses sentido, os hotéis precisarão mostrar que estão cuidando de:
- Distanciamento social;
- Uso de máscaras;
- Higiene pessoal;
- Limpeza e higienização dos ambientes;
- Treinamento dos colaboradores;
- Vigilância da saúde da equipe;
- Comunicação com o hóspede;
- Uso de tecnologias;
- Controle de qualidade;
- Regras específicas (que podem mudar de cidade para cidade).
Como obter a certificação?
O que selo que validará os devidos cuidados contra o novo coronavírus poderá ser solicitado pelos próprios hotéis. Os estabelecimentos interessados no projeto deverão, dessa forma, realizar cadastro no site de turismo mantido pelo governo estadual do Rio de Janeiro. Consequentemente, a declaração concordando com as regras deverá ser devidamente preenchida. Além disso, os estabelecimentos vão precisar cumprir as orientações vindas da Setur e da vigilância sanitária local. Para os hotéis de fora da capital fluminense, também se faz necessário o registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo.
Reabertura econômica
O programa de certificação de hotéis contra a covid-19 ocorre no momento em que cidades do Estado do Rio de Janeiro iniciaram — ou tentaram iniciar — processo de reativação de suas atividades econômicas, apesar do vírus chinês. Conforme registrado por Oeste, São João de Meriti, na Baixada Fluminense, anunciou a reabertura de seu comércio. Anteriormente, Armação dos Búzios e Duque de Caxias tentaram ir por esse caminho. Foram, contudo, impedidas pelo poder Judiciário.
Mais uma interferência do da máquina pública que não consegue nem cuidar da educação e da saúde públicas, do asfalto das ruas, avenidas e rodovias ! Menos Estado = Mais Estado !!!!!!