País concentra 30% de todos os infectados no mundo apenas três meses depois de ter o primeiro caso diagnosticado
A Universidade Johns Hopkins anunciou nesta terça-feira que os Estados Unidos ultrapassaram a marca de 1 milhão de casos de covid-19. O país tem 30% de todos os infectados no mundo apenas três meses depois de ter anunciado o primeiro caso diagnosticado.
Ainda de acordo com dados da universidade, mais de 26 mil pessoas já morreram de coronavírus nos EUA, 26% do total mundial, que hoje é de 213 mil vítimas.
Algumas regiões já estão começando a reabertura econômica, como Ohio, Michigan, Texas e Alabama. Nesse Estado, a governadora, Kay Ivey, permitiu que o comércio volte a funcionar com 50% de sua capacidade a partir de quinta-feira, contanto que a população siga regras de distanciamento social.
Para poderem flexibilizar o confinamento, os Estados americanos precisam seguir o plano definido pelo governo Trump, que estabelece como primeiro passo a queda no número de infectados por 14 dias consecutivos.
Até mesmo em Nova York, o Estado mais afetado pelo coronavírus no país, o governador Andrew Cuomo fala em retomar as atividades econômicas respeitando as diretrizes federais nas regiões em que a doença não teve tanta força. Para ele, “emoções não podem guiar o processo de reabertura”.