Imunizante contra a covid-19 é desenvolvido em parceria com a AstraZeneca
O projeto de vacina contra o novo coronavírus liderado pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em parceria com o laboratório AstraZeneca passa a ser seguido de perto pelo Ministério da Saúde do Brasil. Em portaria publicada na edição desta segunda-feira, 7, no Diário Oficial da União (DOU), a pasta informa a criação de comitê técnico para acompanhar ações de pesquisa, desenvolvimento, produção, acerto contratual e compartilhamento de tecnologia envolvendo o imunizante contra a covid-19.
Leia mais: “Mesmo sem aval da Anvisa, Doria anuncia vacinação para 25 de janeiro”
Segundo o conteúdo destacado no DOU, o comitê formado para acompanhar as etapas da vacina da Oxford apresentará relatórios quinzenais. Conforme ressaltado pela portaria publicada, os trabalhos da equipe irão ocorrer pelos próximos 180 dias — prazo que poderá ser renovado por uma vez em igual período. A equipe é formada por integrantes do gabinete do ministro da Saúde, além de representantes de três secretarias da pasta: executiva; Vigilância em Saúde e Ciência; e Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos.
“Prestação de serviço público relevante”
O comitê em relação ao imunizante contra a covid-19 poderá convidar autoridades, especialistas e pesquisadores para determinadas reuniões, informa a Agência Brasil. Nesse sentido, o Ministério da Saúde informa que as ações não serão remuneradas. “A participação no comitê técnico será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada”, destaca a pasta conduzida pelo ministro Eduardo Pazuello.
Leia também: “A verdade sobre a CoronaVac”, reportagem de capa da Edição 32 da Revista Oeste.
Trechos da própria reportagem:
-“O projeto de vacina contra o novo coronavírus liderado pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em parceria com o laboratório AstraZeneca passa a ser seguido de perto pelo Ministério da Saúde .”
-“o comitê formado para acompanhar as etapas da vacina da Oxford apresentará relatórios quinzenais.”
-“os trabalhos da equipe irão ocorrer pelos próximos 180 dias — prazo que poderá ser renovado por uma vez em igual período.”
Reiterando:
“O projeto passa a ser seguido…”
“Relatórios de 15 em 15 dias…”
“nos próximos 180 dias…”