O coronel do Exército Alexandre Martinelli Cerqueira não é mais o subsecretário de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde. Ele deixou o cargo nesta quarta-feira, 20, tendo sido sua exoneração publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).
Leia mais: “Fiocruz adia entrega do 1º lote de vacina contra o novo coronavírus”
O coronel Martinelli estava na função desde maio do ano passado. Ele chegou ao Ministério da Saúde durante a curta gestão de Nelson Teich — ocasião em que outro militar do Exército, o general Eduardo Pazuello (hoje ministro), respondia como secretário-executivo da pasta.
Segundo informações da Agência Estado, Martinelli respondia diretamente ao atual secretário-executivo do Ministério da Saúde. Hoje, o cargo está sob responsabilidade de outro integrante das Forças Armadas: o coronel Élcio Franco.
Marqueteiro nomeado
A exoneração de Alexandre Martinelli Cerqueira não é a única novidade na equipe do Ministério da Saúde. Enquanto o coronel sai, um marqueteiro chega. Especialista em marketing político, Marcos Eraldo Arnoud Marques foi nomeado assessor especial do ministro Eduardo Pazuello.
A dupla mudança ocorre no momento em que a pasta inicia o programa de vacinação contra a covid-19. De acordo com o próprio ministério, todos os Estados e o Distrito Federal já receberam doses da CoronaVac, imunizante que teve seu uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último fim de semana.