Um levantamento feito pelo laboratório de visualização urbana MedidaSP com dados compilados no decorrer de 2020 mostra que as linhas de ônibus entre as zonas leste e sul da cidade de São Paulo estão com o volume de usuários próximo ao do período pré-pandemia — em uma linha que vai do distrito de Pedreira até a Estação Jurubatuba, o número de passageiros é até maior do que antes.
Leia também: “O fracasso do lockdown”, reportagem de capa publicada na 45ª edição da Revista Oeste
O urbanista Bernardo Loureiro, criador do MedidaSP, relata que as linhas devem estar mais lotadas. “Se está mais ou menos a mesma quantidade de pessoas do que era antes da pandemia e a frota está menor, então vai estar mais lotado”, ponderou.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, essa observação é confirmada por Igor Esteves de Jesus, de 28 anos — um usuário que pega ônibus, trem e metrô para ir de São Miguel Paulista, na zona leste, até o trabalho, na Avenida Faria Lima, na zona oeste. “No espaço em que caberia uma pessoa vão cinco”, disse o passageiro que não pôde ficar em casa. “Em Itaquera, tem de entrar empurrando, não tem como se mover. Eu me sinto bem impotente, não acho justo. Não tive covid por sorte.”
E o deslumbrado não se manifesta??? Ou será que avisou o vírus de que transporte coletivo não é lugar adequado para transmissão ??? O vírus somente pode circular nos locais e horário por ele determinados!!!
Nossa! Descobriram a roda! Parabéns!