Imunizante precisa ser acondicionado a menos de 70ºC negativos
Recentemente aprovada no Reino Unido e com grandes possibilidades de ser autorizada nos Estados Unidos, a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer tem de ser mantida a uma temperatura abaixo dos 70ºC negativos para não perder a eficácia. Até então, o imunizante contra a catapora requisitava as temperaturas mais baixas — inferior a -20ºC. A solução que vem sendo apontada é o uso de gelo seco no transporte e acondicionamento do imunizador.
As remessas distribuídas na Europa devem ser produzidas na Bélgica e os lotes entregues para os norte-americanos podem vir da fábrica localizada em Kalamazoo, no Michigan. Segundo o Diário de Notícias, jornal português, o produto será embarcado em contêineres acondicionados com gelo seco e com capacidade para transportar 4.785 doses.
A Pfizer estima produzir 50 milhões de doses em 2020 e 1,3 bilhão em 2021. Cerca de 30 milhões delas foram encomendas pelo Reino Unido e 100 milhões pelos Estado Unidos.
Neste caso, a aplicação desse medicamento só poderá ser feita em cidades de médio a grande porte, onde há estrutura física para manter esse material sob controle, acredito eu. Qual seria o tamanho desses contêineres para 4.785 doses? Isso seria prático o manuseio desse material?