O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa Gonçalves foi preso na manhã desta sexta-feira, 19. Alvo da Operação Incúria, em que a Polícia Federal (PF) apura casos ligados às manifestações do 8 de janeiro, ele foi promovido por Ricardo Cappelli um dia depois dos atos ocorridos em Brasília.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
Na ocasião, Cappelli havia sido nomeado interventor da segurança pública do Distrito Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na função, uma das primeiras atitudes dele foi nomear Klepter Rosa como comandante-geral da PMDF.
Leia mais:
Cappelli ocupou o posto de interventor da segurança pública do Distrito Federal até 31 de janeiro. Depois, ele, que é filiado ao PCdoB, voltou para a função de secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde atua como braço direito do ministro Flávio Dino. Além disso, Cappelli foi o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República de 19 de abril a 4 de maio.
Preso pelo 8 de janeiro, coronel promovido por Cappelli seguiu à frente da PMDF
Mesmo diante da saída de Cappelli à frente da Segurança Pública local, o coronel Klepter Rosa Gonçalves seguiu no posto de comando da PMDF. De acordo com a PF, ele faz parte do grupo que passou a ser investigado por suposta ajuda aos atos desenrolados a partir das manifestações de 8 de janeiro. No dia, parte dos manifestantes invadiu os prédios públicos da Praça dos Três Poderes, em Brasília: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal.
Leia mais: “8 de janeiro: PF prende cantora gospel, pastor e influenciadores”
Com a prisão de Rosa Gonçalves, congressistas da oposição ao governo Lula lembraram da promoção concedida a ele por Ricardo Cappelli. De acordo com ao menos três parlamentares, há indícios de que o governo federal se omitiu diante dos ataques ocorridos em Brasília no início do ano.
Para o deputado Filipe Barros (PL-PR), o coronel preso não atuou como deveria no dia das manifestações. “Descobrimos na CPMI que o coronel Klepter ordenou aos policiais que ficassem em suas casas no dia 8 de janeiro e foi promovido pelo interventor Ricardo Capelli.”
PF prende Coronel Klepter (atual comandante da PM-DF).
— Filipe Barros 🇧🇷 (@filipebarrost) August 18, 2023
Descobrimos na CPMI que Coronel Klepter ordenou que os policiais ficassem em suas casas no dia 8/Jan e foi promovido pelo interventor Ricardo Capelli.
Na visão do deputado federal Delegado Ramagem (PL-RJ), a PMDF teve responsabilidades no desenrolar do 8 de janeiro. Ele deu sinais de que, contudo, integrantes do governo Lula também devem ser punidos. Isso porque o parlamentar acredita que está evidente a omissão de autoridades.
“O GSI e o Ministério da Justiça possuíam tropas de prontidão, mas decidiram não empregar no 8 de janeiro”, afirmou Ramagem. Ele cobrou a prisão de Dino e do ex-ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias. “Quando G. Dias e Flávio Dino serão presos?”
Prenderam comandantes da PM/DF denunciados pelo 08/Jan.
— Delegado Ramagem (@delegadoramagem) August 18, 2023
Preso agora o Coronel PM que não deixou a tropa de prontidão, mesmo ciente dos alertas/ameaças. Aquele que foi promovido pelo interventor Cappelli, 02 do Flávio Dino, após os atos do 08/Jan.
A PM/DF tem responsabilidade… pic.twitter.com/HLJvgjWGLf
O senador Magno Malta (PL-ES) foi pelo mesmo caminho. Ele foi mais um integrante da oposição a apontar para a possibilidade de omissão de agentes públicos no 8 de janeiro. “Com esses últimos avanços da CPMI, espero que possamos ouvir os verdadeiros responsáveis pela invasão e puni-los com o rigor da lei.”
O coronel da PMDF, que deixou a tropa em casa mesmo tendo recebido os alertas sobre o dia 08/01, acaba de ser preso em Brasília. Esse mesmo coronel foi promovido pelo interventor de Lula, tornando-se o comandante da Polícia Militar.
— Magno Malta (@MagnoMalta) August 18, 2023
Vale lembrar outras tropas, como a do GSI (sob… pic.twitter.com/ISGYRrXNCx
Leia também: “Advogado de hacker já postou foto com livro de Lula e pediu dinheiro no Instagram”
Será que agora melou para o monte de banha ?
Estou numa dúvida cruel.
Este país se tornou um circo ou um cabaré a céu aberto.!
Me desculpem pela grosseria…
Pra ficar bem, prende o tal do Cappelli cupincha do Do sistema LDX.
Enquanto isso, o Uol e o ” colunista “Josias de Souza, alugados que estão ao lulismo, seguem tergiversando, passando pano para o Dino e o Lula. Se bem que a credibilidade do Uol e do ” colunista ” Josias de Souza valem tanto quanto uma nota de três Reais, o conhecimento da Janja sobre o sistema elétrico brasileiro, do Haddad sobre Economia, do Dino sobre democracia e do Lula sobre honestidade. O diariodopoder.com.br publico fotos com horário de viaturas, ambulâncias, ônibus e homens da Força Nacional a postos para intervir e conter danos, mas Flávio Dino e Lula apostaram no caos para culparem o Bolsonaro. Deu no que deu e tem muita coisa para aflorar, como TODAS as imagens que o Dino está negando entregar à CPMI, dando um passa-moleque no Alexandre de Morais. Nesses tempos sombrios de Inquérito do Fim do Mundo e Flagrante Perpétuo, seria o caso do justiceiro Alexandre de Morais convocar o Flávio Dino e o Delgatti, para se explicarem por terem exposto a fragilidade do sistema eleitoral brasileiro, onde o próprio Delgatti disse da condição de o TSE manipular os votos dos brasileiros. Se bem que o Alexandre de Morais só é ativo mesmo, só é sanguinário, só é vergonhosamente ativo contra lado do espectro político opositor ao Lula.
Enquanto isso, Josias de Souza no Uol segue mentindo como sempre, tentando esconder fatos, mas a credibilidade do Uol e do Josias valem tanto hoje quanto uma nota de três Reais, o conhecimento da Janja sobre o sistema elétrico brasileiro, do Haddad sobre economia e do Lula por honestidade. Vocês da Oeste estão lavando as almas dos brasileiros com jornalismo profissional, respeito aos FATOS e apreço pela verdade. Creio que quem realmente quer esclarecer a desgraceira que o PT deixou fluir, pode por exemplo recorrer aos arquivos do diariodopoder.com.br, que mostrou fotos de viaturas, ambulâncias, ônibus e homens da Força Nacional a posto para agir, mas o senhor Flávio Dino, a mando do Lula, apostou no caos, coisa natural na extrema esquerda lulista. Não fazia nenhum sentido o Coronel Naime preso e quem PREVARICOU como o Klepter, deve responder pelo que fez. Cabe lembrar que quem nomeou o Coronel Klepter foi o tal de Cappelli, sabujo do Dino, que é sabujo do Lula.
Somente com a quebra dos sigilos telefônico e informático do ministro Flávio Dino , do general Gonçalves Dias e do proprio presidente Lula se poderá chegar à origem da ordem para deixar que os manifestantes invadissem e depredassem livremente o STF, o Congresso Nacional e o Palacio do Planalto. Se foi uma “tentativa de golpe” da oposição contra o resultado das eleições como alegam parlamentares da esquerda, as proprias autoridades e a midia comprometida, eles, por óbvio, não teriam nada à temer. Porque os parlamentares da esquerda e da direita, o MPF e a Policia Federal se omitem ? A quem interessa essa narrativa fantasiosa?
Com todas estas evidências de que foi uma ação orquestrada pelo José Dirceu e sua “corja”, de uma pseudo invasão às instalações públicas, pelos Patriotas, com elementos infiltrados com a conivência da policia militar e comandada pelo G. Dias a mando do Flavio Dino, ainda querem culpar o Bossonaro ?
Tem coisa aí.