O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o ex-interventor da segurança no Distrito Federal Ricardo Cappelli para comandar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de maneira interina. A decisão foi anunciada pelo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, nesta quarta-feira, 19, após a confirmação da demissão do, agora, ex-ministro general Gonçalves Dias.
Cappelli foi nomeado interventor federal na segurança pública do Distrito Federal (DF) no dia 8 de janeiro. Ele atuou como interventor até o último dia de janeiro. Em seu período de atuação, o ex-interventor exonerou toda a equipe que havia sido nomeada pelo ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça Anderson Torres — preso desde 14 de janeiro.
Cappelli deve assumir o cargo de secretario-executivo no GSI, e, na ausência de um novo ministro, comandará a pasta.
Gonçalves Dias teve o pedido de demissão aceito pelo petista na tarde desta quarta-feira, depois da divulgação de imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto em que é possível ver o agora ex-ministro circulando e orientando vândalos que depredaram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
Pimenta também anunciou a exoneração do atual secretário-executivo do GSI Ricardo José Nigri. Ele assumiu o cargo no dia 24 de janeiro. Nigri havia sido indicado para substituir o general Carlos José Russo Assumpção Penteado, que era homem de confiança do ex-chefe do GSI no governo Jair Bolsonaro, general Augusto Heleno.
O que poucos sabem … em três meses este desgoverno insano ditador já fez mais prisioneiros que os 21 anos do dito regime militar QUAIS foram indenizados pelo povo COMO SERÃO estes de hoje no futuro com o povo mais um vez vitimado pela insanidade e irresponsabilidade de ditadores todos imunes e impunes … o destino de uma comunidade assim é o LIXO ou um banho de sangue que devemos evitar a todo custo.