Cotado para a vaga de ministro da Justiça, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski viajou, nesta segunda-feira, 27, para o Oriente Médio, na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos Emirados Árabes participarão da 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 28).
A vacância na gestão do Ministério da Justiça se dá após o anúncio da indicação do atual ministro, Flávio Dino, para a vaga de Rosa Weber no STF.
Lula sempre gostou muito de Lewandowski. De acordo com o jornalista Augusto Nunes, de Oeste, a relação entre eles é antiga e passa por dona Mariza Letícia, que “era amiga da mãe dele”. A ex-primeira-dama teria intercedido para que o então advogado e professor de Direito ocupasse a vaga de ministro do STF.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Em abril deste ano, ao completar 75 anos, Lewandowski deixou o Supremo para se aposentar, sendo substituído por Cristiano Zanin, advogado e amigo pessoal de Lula, seu padrinho de casamento.
O nome do ex-ministro tem sido citado há algum tempo como opção para o primeiro escalão do governo. Durante a viagem internacional, Lula pretende discutir com ele a viabilidade de dividir o Ministério da Justiça e criar a pasta da Segurança Pública. Até o momento, não há consenso dentro do governo sobre a divisão.
Outros nomes também estão na corrida pela vaga de Flávio Dino
Lewandowski não é o único considerado com possível substituto de Flávio Dino para o Ministério da Justiça. O PT inclui também o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho.
Se a decisão recair sobre a preferência de Dino, surge ainda um quarto nome: o do secretário-executivo Ricardo Capelli, membro do comitê responsável por supervisionar a execução do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a vaga de Dino no Ministério da Justiça estaria gerando uma disputa nos bastidores entre Capelli e o PT. A coluna do Estadão destaca que os ministros do Supremo avaliam que o assessor de Dino não está à altura do cargo.
Ainda segundo a coluna do Estadão, uma facção da equipe econômica teria sugerido a ministra do Planejamento, Simone Tebet, como candidata para substituir Dino, alegando ser significativo ter uma mulher à frente da pasta. A indicação dela sugeriria a separação da Segurança Pública e da Justiça.
A intenção da proposta é de também substituir Simone Tebet, que é advogada, por um profissional técnico no Ministério do Planejamento.
Segundo a jornalista Vera Rosa, que assina a coluna do Estadão, o partido de Tebet, o MDB, questiona se o PT iria concordar em abrir mão do Ministério da Justiça, mesmo que em versão reduzida.
O roteiro da última viagem internacional de Lula inclui a Alemanha
Além dos Emirados Árabes, o roteiro da viagem de Lula inclui um dia no Catar, um dia na Arábia Saudita e uma parada na Alemanha. Além de Lewandowski, estão na comitiva a primeira-dama, Janja da Silva; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além de outros convidados.
A vaga já está garantida, a viagem foi somente para formalizar algumas pautas, como a destruição do Brasil, prisão dos patriotas e família Bolsonaro
A quadrilha passeando pelo mundo com o dinheiro público.
Acesso direto aos arquivos da PF e ponte direta com o stf: que vergonha.
Um desgoverno sem nenhum pudor nunca tomará decisões acertadas.
A caterva está cada vez mais unida pelos conluios e incestos gerados na administração pública,
Desde 1989 este é sem dúvida a pior administração da história do país formada por elementos que saíram da cadeia.
BRASIL um país de criminosos e palhaços!!Você faz parte de qual deles?
O verbo que melhor se adapta para escolher nomes para compor a facção criminosa desse desgoverno é chafurdar, pois seja quem for , todos vem da lama.
A perda da vergonha e o afrontamento a população Brasileira ja passou dos limites faz tempo. O advogado do PT de ministro da injustiça
Realmente o pt não sabe se renovar, e isso eh ÓTIMO!
O lula vê o Brasil como um sítio dele. Faz um galinheiro aqui, vamos plantar uma horta ali, vamos deixar os navios de guerra do Irã aportarem no Rio de Janeiro, vamos fazer um poço aqui, vamos por o lewandovsky no ministério da justiça, o dino a gente põe no stf. Acho que vamos começar a criar porcos. Cabras também é legal, é necessário diversidade e rotação de culturas. Porcos e cabras de várias cores e raças. Ah, não vamos esquecer dos pedalinhos. Trazemos aqueles do sítio do meu amigo.
Circo dos Horrores em pleno século XXI!
Bando
Vixe. Aqueles que fizeram o L vão ser esmagados. Que vergonha hein Alckmim?