Covid-19: pesquisa no RJ mostra taxa maior de infecção de animais domésticos

Parceria entre Fiocruz e clínica veterinária pode ajudar a entender infecção de cães e gatos pelo novo coronavírus
-Publicidade-
Foto: Divulgação/Rio Vet/Luciana Miyashiro

Uma pesquisa no Estado do Rio de Janeiro avaliou 311 animais domésticos quanto à presença da covid-19. O objetivo é verificar se animais domésticos, como cães e gatos, podem ser infectados pelo Sars-CoV-2, o novo coronavírus. “E, sendo possível a infecção, identificar quais mutações foram necessárias para a passagem do vírus entre as espécies”, conta a veterinária Luciana Myashiro, responsável técnica do projeto.

Os resultados preliminares mostram uma taxa maior de infecção dos animais do que estudos similares publicados em revistas internacionais. Dos 311 animais (251 cães e 60 gatos, todos da região de São João do Meriti), 26 deles estavam infectados pelo vírus e alguns apresentavam sintomas gripais, mas a maioria estava assintomática. De acordo com os pesquisadores, as conclusões podem contribuir, de forma relevante, para entender a infecção pelo vírus da covid-19 em cães e gatos, reportou a Agência Brasil.

-Publicidade-

A veterinária pontuou que, apesar do alto número de casos positivos, as pesquisas publicadas até o momento mostram que é praticamente nulo o risco de transmissão do vírus dos animais domésticos para humanos.

O estudo completo prevê ainda investigar o histórico de covid-19 em pessoas com contato próximo aos animais; verificar a presença de anticorpos e se eles teriam a capacidade de neutralizar o vírus; e o sequenciamento genético do material viral encontrado nos bichos para avaliação de mutações ou presença de variantes.

A pesquisa é uma parceria entre pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Pesquisas Biomédicas do Hospital Naval Marcílio Dias, do Laboratório de Imunofarmacologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e médicos veterinários da Clínica Rio Vet.

Leia também: “Cidade chinesa proíbe consumo de carne de cães e gatos”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site