Em meio à campanha nacional para ajudar o Rio Grande do Sul, criminosos usaram a imagem do dono da Havan, Luciano Hang, para pedir doações. O programa Fantástico reveleu o golpe neste domingo, 26.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Luciano Hang aparentemente solicitando doações. No entanto, trata-se de uma fraude feita com manipulações de inteligência artificial. O dinheiro arrecadado, supostamente destinado às vítimas das enchentes, nunca chegou a elas.
“Utilizam a minha imagem, a imagem da nossa empresa, com inteligência artificial”, afirmou o empresário ao Fantástico. “A voz é minha, mas é tudo falso. Ou seja, as pessoas precisam, quando virem uma oferta muito boa, checar no site oficial da empresa ou da pessoa, e lá bater se aquela informação realmente é válida.”
Luciano Hang foi vítima de um outro golpe
Outro vídeo mostra Luciano Hang prometendo doações de produtos variados da Havan que não poderiam mais ser vendidos. Mais uma vez, a voz do empresário é utilizada por meio de manipulação de inteligência artificial.
Segundo o dono da Havan, mais de 5 mil pessoas que acreditaram nos anúncios falsos registraram queixas nos últimos 20 dias. Ele também menciona que a empresa já conseguiu identificar aproximadamente 600 sites falsos.
Loja no Rio Grande do Sul foi devastada
O empresário teve sua loja devastada na cidade de Lajeado (RS). Mesmo com a perda, Luciano Hang falou em união do povo, em meio às inundações que atingem o Estado gaúcho.
“Neste momento, não devemos polarizar uma catástrofe como esta”, disse, conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo.
Um país onde os valores humanos foram para o beleleu, ética palavra morta, o crime entranhado nos poderes, um país às avessas