Cristiano Zanin Martins, antigo advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou uma queixa-crime contra o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior, que o hostilizou no Aeroporto Internacional de Brasília, em 11 de janeiro.
Na queixa, Zanin pede uma indenização de R$ 150 mil ao empresário e solicita também o testemunho de um agente da Polícia Federal sobre o caso. A queixa-crime foi apresentada na segunda-feira 30, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
No documento apresentado ao TJDFT, Cristiano Zanin argumenta que o empresário ofendeu gravemente sua honra por meio de diversos adjetivos ofensivos, ameaçou lhe causar “mal injusto e grave” e incitou outras pessoas a o agredirem.
O advogado lembrou que as ofensas chegaram ao conhecimento de terceiros por meio das redes sociais e destacou o medo e a “desagradável sensação de poder estar na iminência de sofrer ataques de outra natureza”.
“Afrontas dirigidas a advogados podem ter um efeito intimidador e desestabilizador”, argumentou Zanin. “Impedindo-lhes, por um lado, de desempenhar suas funções de forma livre e independente, e, por outro lado, minando a confiança da sociedade em todo o sistema de Justiça.”
Nas imagens, divulgadas por Basseto Júnior nas redes sociais, ele se aproxima de Zanin, enquanto o advogado escovava os dentes. Com o próprio celular, o empresário registrou sua abordagem e chamou Zanin de “bandido”, “safado” e “vagabundo”. Ele diz ainda ter vontade de “meter a mão na orelha” do advogado.
Cotado para o Supremo Tribunal Federal, Zanin defendeu Lula na Operação Lava Jato e representou o petista no Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições de 2018 e 2022.
Não merece nem comentários!! rsrsrsr
Ué, descrever o indivíduo baseado na própria visão, ou seja minha opinião, nao pode? Ah esqueci… É proibido dizer que ladrão, é ladrão. afinal… ofende. né… que conflito pessoal.. Ser ladrao, mas não querer ser reconhecido como um..
Pilatos lava as mãos, Barrabás governa.
O que realmente ofende a honra desse senhor é a escolha das pessoas e empresas que ele aceita defender.
Vai defender inocentes e seja aplaudido.
Zanin , sua honra não vale tanto assim, talvez , mil reais pague todos os danos.
Coitado do Zanin, conforme mostra a foto, não pode nem comer uma salsicha em paz sem que tenha alguém com um celular fotografando.
Atenção máxima aos Embargos auriculares. Nestes últimos anos, nunca foi tão bom ser amigo de juiz. ( a moral e ética passam a Anos-Luz ). Declarar-se impedido, rs (Anos-Luz)^2.
Já ganhou. “justiça brasileira”. Pune cidadão e beneficia bandido.
E ainda corremos o risco do” nobre” advogado ser indicado para o stf!
Nossa! Tem razão! Um advogado tão correto. Só defende gente boa. Agora mesmo vai defender o Leman no caso das Americanas. Se o empresário precisar de dinheiro pra pagar a “ofensa” pode fazer uma vaquinha que eu ajudo!
Se ele for defender apenas “pessoas de bem” ele vai passar fome porque “pessoas de bem” não cometem crimes.
“… e, por outro lado, minando a confiança da sociedade em todo o sistema de Justiça.”
Não se preocupe Zanin, isso o stf já minou faz tempo.