O Estado de São Paulo enfrenta uma mudança brusca no tempo a partir desta quinta-feira, 13. A chegada de um ciclone extratropical vai provocar ventos fortes e queda na temperatura.
A Defesa Civil emitiu um alerta à população, principalmente da capital paulista e região metropolitana, Vale do Ribeira e Itapeva.
O ciclone extratropical, que atua na região sul do Brasil — será sentido no estado de São Paulo a partir desta quinta-feira, 13, e contribuirá para formação de fortes rajadas de vento, com velocidades de até 90 km/h na capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva. Em Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos os ventos poderão atingir os 80 km/h.
Voos podem ser canceladas em decorrência dos fortes ventos que vão atingir essas regiões, sobretudo nos aeroportos de Guarulhos e Campinas. Ainda segundo a Defesa Civil, alterações nos pousos e decolagens das aeronaves podem ocorrer por causa da velocidade e direção dos ventos.
Leia mais: “Novo ciclone e frente fria devem atingir o Brasil; saiba quando”
A Infraero, responsável por Congonhas, por exemplo, explicou que as fortes rajadas de ventos podem dificultar a operacionalidade do aeroporto.
A Marinha do Brasil emitiu dois alertas para quem pretende visitar São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O órgão afirmou que as ondas do mar podem superar os 4 metros de altura.
O Departamento Hidroviário, do governo estadual, observou que há possibilidade de interrupção dos serviços de balsas operados em São Paulo por conta das alterações do mar.
Ciclone: formação de geadas e temperaturas baixas
Até domingo 16, a Defesa Civil alerta ainda para a possibilidade de formação de geadas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperatura mínima de 8ºC amanhã, com sensação térmica variando de 4ºC a 6ºC. No fim de semana, o frio será mais intenso, principalmente, na madrugada.
Iniciativa do governo de São Paulo
Por causa das baixas temperaturas em decorrência do ciclone extratropical, o governo de São Paulo informou que um espaço com colchões e cobertores vai ser aberto para servir como abrigo a pessoas em situação de rua. O local, que vai disponibilizar diversos serviços básicos, foi montado na estação Dom Pedro 2º, da linha-3, vermelha, do metrô, na região central da capital paulista.