A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para fortes chuvas na Baixada Santista, no litoral do Estado. O alerta começa nesta quinta-feira, 25, e termina no próximo sábado, 27.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Santos, Praia Grande e Mongaguá já registraram chuva persistente na manhã desta quinta-feira, 25. A recomendação é que a população evite áreas de risco.
De acordo com o órgão, áreas de instabilidade na atmosfera estão atuando sobre a região. O fenômeno traz umidade que chega do oceano e cria condições para pancadas de chuva fortes.
O alerta para a Baixada Santista também é válido para outras regiões
O alerta também é válido para o Vale do Ribeira e para o litoral norte. A cidade do Guarujá, na Baixada Santista, registrou o maior acumulado (170 milímetros). Já em Ubatuba, no litoral norte, foram 165 milímetros.
Leia mais: “Temporais das últimas semanas impactam 100 mil pessoas no RJ”
Na última quarta-feira, 24, a cidade de Santos registrou a abertura de um buraco em uma via. De acordo com a prefeitura do município, também houve a queda de um muro nos fundos de algumas moradias no Morro do Marapé.
Leia também: “Grande perigo: Instituto Nacional de Meteorologia emite alertas de chuvas para SP, RJ e BA”
Cinco casas precisaram ser interditadas e 20 pessoas ficaram desabrigadas. Elas foram encaminhadas para o abrigo municipal.
Leia também: “Chuva abre cratera em São Sebastião (SP) e moradores ficam sem dormir”
Já no bairro do Gonzaga, uma cratera foi formada ao lado de um canteiro de obras. Não houve registros de vítimas em nenhuma das ocorrências.
não faz nem 1h que a chuva em Santos começou e… pic.twitter.com/Qc3f1fj2dn
— mina (@twlcejennie) January 24, 2024
A Defesa Civil afirmou que segue o monitoramento por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e está prestando apoio e suporte aos municípios atingidos.
Leia também: “Três Estados entram em alerta máximo para chuva”