O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para acumulado de chuva, na tarde desta quarta-feira, 24. O aviso atinge o leste de três Estados: São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O órgão também informou que, ao todo, 24 Estados e o Distrito Federal estão sob observação por risco de fortes chuvas. Apenas Roraima e Mato Grosso do Sul escapam dos alertas.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
O alerta vermelho, que na classificação do Inmet representa “grande perigo” para ocorrência de problemas em razão do clima, abrange o litoral sul paulista, todo o litoral paranaense e parte do litoral catarinense. Os moradores da Região Metropolitana de São Paulo, de Curitiba, Joinville e Blumenau também serão atingidos. Há um outro alerta, dessa vez laranja, para a mesma região que se estende por todo o litoral catarinense.
O aviso de “grande perigo” para chuvas intensas significa acumulado superior a 100 mm. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios”, informa o Inmet. “Grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.”
O alerta vermelho teve início na tarde desta quarta-feira e segue até a tarde desta quinta-feira, 24.
Outros alertas
O Inmet também emitiu um alerta laranja de chuvas intensas, que atinge boa parte do país. O aviso tem início no extremo norte do Espírito Santo, passa pela área central da Região Nordeste e segue pelo Distrito Federal e pelos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Piauí, Minas Gerais, Rondônia e Pará.
Leia também: “Alerta: Marinha adverte para ventania e ressaca em SP e RJ”
As regiões sob alerta laranja de chuvas intensas devem receber grandes volumes de água, podendo ter acumulados de 60 mm/h e 100 mm/h. Além disso, há a possibilidade de fortes ventos, de até 100 km/h.
O instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, há a indicação de não se abrigar debaixo de árvores e nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também orienta a população a desligar aparelhos eletrônicos.
Mais alertas de chuva para o restante do país
O Inmet divulgou outros quatro alertas para boa parte do Brasil. Eles são referentes a chuvas intensas e tempestades e surgem na cor amarela, o que representa “perigo potencial”. As regiões atingidas podem receber chuvas intensas de até 30 mm/h e até 50 mm/dia. Além disso, há risco de ventos de até 60 km/h.
+ Leia mais sobre previsão do tempo em Oeste
De acordo com o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os avisos de chuvas intensas e tempestades atingem os seguintes Estados:
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Bahia;
- Alagoas;
- Sergipe;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Ceará;
- Piauí;
- Paraíba;
- Maranhão;
- Tocantins;
- Mato Grosso;
- Pará;
- Amapá;
- Amazonas; e
- Acre.
Em caso de dúvidas ou para solicitar ajuda, os moradores devem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Seja amarelo, laranja ou vermelho, boa parte do Brasil está sob alerta em razão de condições climáticas adversas. Somente Roraima e Mato Grosso do Sul estão fora das áreas de atuação dos avisos divulgados pelo Inmet — no caso do Rio Grande do Norte, um alerta amarelo de chuvas intensas abrange parte do extremo sudoeste do Estado.
Leia mais: “Por que jacarés aparecem em enchentes no Rio de Janeiro”, reportagem de Ângela Brito publicada no site da Revista Oeste