Recentemente, Rui Costa, chefe de gabinete da Presidência da República desde 1º de janeiro, fez declarações polêmicas sobre Brasília. Durante a inauguração de um hospital na cidade de Itaberaba, BA, há dois dias, o político do PT disse que a capital federal “é difícil porque fazer o certo, para muitos, está errado e fazer o errado, para muitos, é que é o certo na cabeça deles. (…) Brasília é uma ilha de fantasia”.
Em seu perfil no Twitter, Erika Kokay, também filiada ao PT de Rui Costa, contestou as declarações do político, rebatendo: “A declaração do ministro Rui Costa sobre Brasília é típica de quem não conhece a cidade e o DF”. Kokay (PT-DF) contraria Rui Costa, afirmando que a capital federal não é uma “ilha de fantasia”, mas “terra de gente trabalhadora (…) que produz, estuda, que sofre com a falta de serviços públicos, que dança, que ri (…)”.
A declaração do ministro Rui Costa sobre Brasília é típica de quem não conhece a cidade e o DF. Se existe uma 'ilha da fantasia', ela é habitada justamente por quem só consegue enxergar aqui tapetes e gabinetes. Se ele quisesse criticar o sistema político, composto…
— Erika Kokay (@erikakokay) June 4, 2023
“Acordamos extremamente estarrecidos”
Mas não foi somente a deputada petista que se manifestou contra Rui Costa. Wellington Luiz (MDB-DF) também fez declarações repudiando a fala do chefe de gabinete de Lula. Na noite deste domingo, 4, o distrital emitiu um comunicado no qual considera o episódio “lamentável” e disse se sentir “envergonhado”.
“Acordamos extremamente estarrecidos, envergonhados com o que vimos e ouvimos do senhor ministro Rui Costa. É lamentável que alguém que ocupe uma posição tão importante não conheça a capital de todos os Brasileiros e a chame de ‘ilha da fantasia'”, afirmou Wellington Luiz.
As declarações do chefe do Gabinete da Presidência da República provocaram uma onda de insatisfação na base aliada do governo em Brasília. Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, chamou Rui Costa (PT) de “idiota completo” pelas suas declarações sobre a política praticada em Brasília. “Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”, afirmou Ibaneis em entrevista ao jornal Correio Braziliense.
Essa corja se merece. Um bando de oportunistas desqualificados.
Volte para a sua rede, baiano.
Lá a Mainha te serve um acarajé e te dá vida fácil.
Bahia, de onde você nunca deveria ter saído.
petistas um verdadeiro bando de vagabundos !!!
Quero que todes se matem e levem o CARCAMANO do NINE JUNTO! Que se lasquem na direção do SOL!
Concordo se a ilha da fantasia representar, para quem a frequenta, a que tínhamos aqui no Rio de Janeiro, na Ilha da Gigóia (Barra da Tijuca), onde o pessoal ia com a intenção de relaxar e/ou se divertir!
No entanto, na real, Brasília é um pesadelo para o brasileiro de bem, por ter se tornado celeiro do que não presta, daquilo que nos corrói e nos segura no subdesenvolvimento, mesmo com um país inserido em um território tão pujante quanto o nosso!
O DESEJO DELE É ROUBAR ASSIM COMO FEZ NA BAHIA AGORA FICOU UM.POUCO MAIS DIFÍCIL POR QUÊ TEM QUE DIVIDIR COM OUTROS SO ISSO.ONDE ESTÃO OS RESPIRADORES QUE ESSE LADRÃO ROUBOU O DINHEIRO?
…Brasília é terra de gente trabalhadora que produz, etc…etc…etc…” Brasília produz o que, cara pálida? Me mostre um só produto “Made in Brasília”, sujeita? Só se for ladroagem, corrupção e outras pilantragens correlatas. Essa Erika Kokinha sabe muito bem de quem estou falando.
Produz despesas, custos para nós pagarmos!
É o pt é um mar de corrupção ….
Faltou falar da petralhada que sanguessuga o Brasil é arquipélago da magia em fazer sumir o dinheiro alheio.
O que esperar de um coronelzinho disfarçado de gente.
Vejam a Bahia, que ele desgovernou por 8 anos.
Infelizmente o baiano parece não ligar pra tudo isso.
Reelegeram o pt, logo, infelizmente não tiveram condições de reagir e tirar esta corja do poder…