O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu na noite de terça-feira 13, em decorrência de complicações causadas pela covid-19, aos 66 anos. Foi o primeiro parlamentar em exercício da Câmara a falecer em razão da doença. Há pouco mais de um mês, a esposa do deputado, Marlene de Fátima da Silva Schiavinato, também morreu vítima do coronavírus.
Schiavinato estava internado em um hospital de Brasília desde 3 de março. Ele ficou na unidade de terapia intensiva (UTI), sedado e em ventilação mecânica, durante a maior parte do período de internação.
Leia também: “Ex-ministro do STJ morre de covid-19”
O deputado estava em seu primeiro mandato na Câmara e era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Ele também foi prefeito de Toledo, no Paraná, entre 2005 e 2012. A vaga deixada na Câmara será assumida pelo suplente, o deputado Valdir Luiz Rossini (PSDB-PR).
Leia mais: “Ex-governador do Ceará morre aos 94 anos, vítima da covid-19”
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), lamentou a morte do colega de partido. “Estou decretando luto oficial na Câmara dos Deputados. Estão suspensos hoje todos os trabalhos em plenário e nas comissões. Minhas condolências aos familiares neste difícil momento”, escreveu Lira em mensagem publicada nas redes sociais.
Com pesar,recebo a informação do falecimento do deputado e colega de partido José Carlos Schiavinato.Estou decretando luto oficial na Câmara dos Deputados.Estão suspensos hoje todos os trabalhos em plenário e nas comissões.Minhas condolências aos familiares neste difícil momento.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) April 14, 2021