Os deputados da oposição encaminharam um pedido para que a Controladoria-Geral da União (CGU) apure possível conflito de interesse na indicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-senador Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras.
De acordo com o documento protocolado na terça-feira 6, Prates tem ligações com, ao menos, duas empresas que atuam no setor de óleo, gás e petróleo.
O ex-senador negou, no início do ano, que haja “conflito de interesses” pela sua atuação nas empresas Carcará Petróleo, que tem como atividade a extração de petróleo e gás natural, e Bioconsultants, consultoria especializada em recursos naturais e meio ambiente.
Os parlamentares querem saber da CGU se a atuação de Prates no setor de óleo e gás é elemento impeditivo para atuar como presidente da Petrobras. Segundo ofício encaminhado ao órgão, “é fato público e notório a atuação do ex-senador no setor privado de gás e petróleo”.
Outro fato indicativo de conflito de interesse apontado pelos parlamentares é a intenção de Jean Paul Prates em trazer, para a diretoria da Petrobras, um antigo sócio que também atua no setor.
“É importantíssimo apurar se há conflito de interesses, por uma questão de governança e para proteger a Petrobras do risco de ser utilizada em benefício de interesses ou grupos privados, como ocorreu no passado”, disse o deputado Deltan Dallagnol (Podemos/PR).
Para eles TUDO. Até o que é mais ignóbil: Nepotismo, conflito de interesses, camarilha etc…
Tudo é muito obscuro nesse governo! Parece que os interesses pessoais estão acima dos interesses do país e da população! Lamentável!
Se o presidente da petrobras está convencido que não há conflito de interesses, então que siga a investigação proposta, mas se bem que entendi esta situação existe desde o tempo em que ele era congressista.
Estão preparando o terreno para novamente atacar os cofres da estatal.
Negócio de compadres…
Imagina se Bolsonaro tivesse feito uma indicação dessas.
A Globo ficaria atacando o dia todo – até nos intervalos da novela.
O Randolfe Gazelinha já teria entrado com uma ação no STF e o Xandão já teria suspendido a noemação.