A taxa de desemprego no Brasil ficou um 14,1% no trimestre encerrado em novembro, a segunda queda seguida em 2020. Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta quinta-feira, 28. No trimestre encerrado em agosto a taxa ficou em 14,4%.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (11,2%), o aumento é de 2,9 pontos percentuais. O número de desempregados é estimado em 14 milhões.
Leia mais: “Startup, Madeira Madeira abrirá 120 lojas físicas”
Já o número de pessoas trabalhando aumentou 4,8% e chegou a 85,6 milhões. São 3,9 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre anterior. Com isso, o nível de ocupação subiu para 48,6%.
De acordo com a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, o crescimento é explicado pelo retorno das pessoas ao mercado após a flexibilização das medidas contra a covid-19 e pelo emprego temporário de fim ano, especialmente no comércio.
O aumento na ocupação atingiu nove dos dez grupos de atividades observados na pesquisa, mas foi mais intenso no Comércio: mais 854 mil pessoas passaram a trabalhar no setor no trimestre encerrado em novembro.