Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século 18 em Ouro Preto (MG), na manhã desta quinta-feira, 13. Um depósito também foi atingido e ficou completamente destruído.
O acidente aconteceu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade. De acordo com a Defesa Civil do município, ninguém se feriu. A prefeitura de Ouro Preto informou que o casarão estava interditado desde 2012.
“Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Neri Moutinho. Segundo ele, “o casarão estava fechado justamente por causa do alto risco”.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o solo estava encharcado devido às fortes chuvas que vêm castigando Minas Gerais nas últimas semanas. Ouro Preto está entre as cidades em situação de emergência por causa dos temporais.
“Pedimos às pessoas que não passem pelo local. Há movimentação de massa, já acionamos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e nossos geólogos para fazer a avaliação”, disse Moutinho.
Veja vídeos do deslizamento em Ouro Preto
Morador filma deslizamento no centro histórico de Ouro Preto. pic.twitter.com/kQjU30QjJh
— Renato Alves (@renatoalvesdf) January 13, 2022
Um vídeo impressionante mostra o momento em que há um desabamento do Morro da Forca, localizado próximo à praça da Estação de Ouro Preto. O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (13). Equipes da Defesa Civil estão monitorando a situação no local. pic.twitter.com/TyspJ8mwad
— O Tempo (@otempo) January 13, 2022
Acaba de descer o Morro da Forca em Ouro Preto, 3 casarões foram engolidos, essa zona fica a uns 100 metros da praça tiradentes. pic.twitter.com/cqD0L4wt1P
— Tiago sem H mesmo. (@eutiagomiranda) January 13, 2022
Boa parte das casas de Ouro Preto ficam nas encostas. Aliás, Minas inteira. Felizmente, não havia ninguém.
Pois é, como diz o Zé: as infiltrações começam como um fiozinho d’água… até virar um rio. Mas, tem que reerguer, pedra por pedra e restaurar como fazem os alemães. A casa de Albrecht Dürer foi destruída pelos bombardeios dos aliados; não ficou pedra sobre pedra, mas agora está lá, a casa (um casarão medieval) completamente reconstruída e restaurada nos mínimos detalhes. É assim a vida, superar o princípio da entropia.
Esse local do vídeo fica na região do Pilar e próximo ao Parque Metalúrgico. Esse casarão como vocês mesmos disseram era do século XVIII, portanto está por lá pelo menos há uns trezentos anos e desde quando ele existe já houve chuvas tão intensas como as de agora. Eu não posso garantir, mas a causa pode ser outra.