Um forte temporal atingiu a cidade de Ipatinga, no leste mineiro, na madrugada deste domingo, 12. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, pelo menos oito pessoas morreram na cidade, vítimas de deslizamentos ocorridos depois das chuvas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Entre as vítimas, foram identificados três corpos, sendo um de um menino, de oito anos, outro de uma idosa, de 70, e mais um de um homem de 30 anos. Os bombeiros informaram que três pessoas estão desaparecidas.
Segundo a prefeitura do município, foram registrados 80 milímetros de chuva em apenas uma hora. A precipitação intensa transbordou córregos, o que alagou vários pontos da cidade e justificou um decreto de calamidade pública no município.
Romeu Zema deve visitar Ipatinga
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ipatinga foi alagada e teve seus atendimentos temporariamente suspensos. Pacientes em situação de urgência e emergência foram encaminhados para unidades nas cidades vizinhas de Timóteo e Coronel Fabriciano.
“Sabemos que é um momento desafiador, mas estamos unidos e contando com o apoio de todos para garantir que ninguém fique sem assistência”, disse a Secretaria de Saúde do município, em nota. “Agradecemos imensamente às cidades vizinhas pela solidariedade e parceria neste momento difícil.”
A chuva também causou desmoronamentos de encostas, o que afetou imóveis particulares e vias públicas. De acordo com a prefeitura, os desabrigados foram recolhidos ao ginásio da cidade. As equipes de Defesa Civil trabalham para localizar possíveis vítimas soterradas.
Leia mais:
Romeu Zema, governador de Minas Gerais, anunciou em postagem no Twitter/X que viajará para a cidade nesta segunda-feira, 13, para acompanhar a situação da região. O político ainda pediu aos moradores de Ipatinga que procurem locais seguros.
Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste