publicidade
Brasil

Domingo com chuvas e rajadas de vento; confira os alertas da previsão

Há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, avisa o Instituto Nacional de Meteorologia

domingo - chuvas - rajadas de vento - alertas - previsão do tempo - chuva - inmet
Enquanto vários estados terão calor e tempo seco, Região Sul deverá registrar temporais | Foto: Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga alertas na previsão do tempo para este domingo, 23. De acordo com o órgão, há alertas risco de danos como alagamentos e deslizamentos em virtude de chuvas e rajadas de vento.

+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

Ao todo na previsão do tempo deste domingo, o Inmet tem cinco alertas de “perigo potencial”. Conforme o órgão, eles são válidos somente para a manhã de hoje.

Para o extremo do Norte do país, o aviso é de chuvas intensas. E em dois avisos distintos. O primeiro cobre o noroeste do Amazonas e a metade norte de Roraima. O outro se estende do extremo leste roraimense e passa pelo norte do Pará e do Amapá. Em ambos os casos, a expectativa é de acumulados de até 50 milímetros (mm) e ventos intensos.

“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, avisa o instituto de meteorologia.

Leia mais:

O terceiro alerta de perigo potencial também é relacionado a chuvas. Isso porque deve chover até o fim da manhã deste domingo cerca de 50 mm em boa parte da faixa leste da Bahia, indo do extremo sul do Estado até Camaçari.

Para as localidades chuvosas, o Inmet apresenta as seguintes instruções:

  • evite enfrentar o mau tempo;
  • não se abrigue debaixo de árvores;
  • observe alteração nas encostas;
  • não estacione próximo a torres de transmissão e placas de publicidade; e
  • evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Previsão do tempo: domingo com chuvas e rajadas de vento

chuvas - rajadas de vento - energia - alagamentos
Foto: Reprodução

Assim como nos dois dias anteriores, o alerta de ventos costeiros segue ativo nesta manhã de domingo para boa parte da faixa costeira do Nordeste: do extremo sul baiano até à divisa do Ceará com o Piauí. Neste caso, o Inmet informa que as rajadas podem “movimentar dunas de areia sobre construções da orla.

Há, por fim, o alerta de perigo potencial para a ocorrência de vendaval sobre o sertão nordestino, o norte mineiro e o extremo leste da Região Centro-Oeste. De acordo com o órgão, a velocidade das rajadas de vento devem variar de 40 a 60 quilômetros por hora. Dessa forma, há “baixo risco de queda de galhos de árvores.”

inmet - previsão do tempo - domingo - chuvas - vento
Mapa com os alertas do Inmet para este domingo — 23/7/2023 | Foto: Reprodução/Inmet

Leia também: “Anticiclone e ciclones extratropicais: ‘O Grande S'”, artigo de Ricardo Felício

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade