A cidade de Sobral, localizada no interior do Ceará, contribuiu para a comprovação da teoria da relatividade geral, de Albert Einstein.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Foi graças à observação do eclipse total solar no município, em 1919, que pesquisadores brasileiros e ingleses puderam confirmar aquilo que o cientista alemão havia anunciado quatro anos antes.
Leia também: “Cientistas detectam ‘murmúrio cósmico’ no espaço”
A teoria da relatividade afirma que a massa dos corpos (tudo que é matéria) deforma o espaço que está próximo a eles. Quando isso acontece, o caminho da luz, ao passar pelo espaço deformado, deixa de ser uma linha reta, por causa dessa deformação.
Para comprovar a teoria de Einstein, os cientistas tiveram de aguardar um eclipse solar
Para que a pesquisa de Einstein fosse testada e comprovada, seria necessário que houvesse um eclipse solar total. O fenômeno permitiria aos cientistas observar as estrelas que estavam atrás do Sol.
Se o brilho emitido por elas sofresse um desvio de rota, ao passar pelo espaço deformado a teoria da relatividade seria comprovada.
Leia mais: “Em carta inédita, Einstein fala sobre ‘supersentido’ animal”
Os estudiosos tiveram de esperar quatro anos até que o próximo eclipse solar acontecesse. Em 1919, portanto, a cidade de Sobral foi escolhida para a observação dos pesquisadores — pois a localidade estava bem no meio da rota em que a sombra da Lua ficaria totalmente na frente do Sol.
Às 9h do dia 29 de maio de 1919, o município cearense viu a Lua, que se sobrepôs ao Sol, em um eclipse solar que durou cerca de cinco minutos.
Leia também: “Da Vinci pode ter entendido a gravidade antes de Newton e Einstein, mostra estudo”
Ao todo, 12 estrelas puderam ser observadas pelos cientistas. Posteriormente, foram usadas como referência para medir o ângulo de desvio da trajetória de seus feixes de luz.
Meses depois, os astrônomos ingleses apresentaram os resultados. Os registros feitos comprovaram a teoria da relatividade de Einstein.
Leia mais: “Manuscrito de Einstein pode atingir US$ 3,5 milhões em leilão”
Dois anos depois da comprovação, o cientista alemão ganhou o Prêmio Nobel de Física, por suas contribuições na área.
Que definição merece este homem ? Lógico que é gênio !!!
Que definição merece este homem ? Lógico que é gênio !!!