Candidatos à eleição de presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) afirmaram que, durante a votação realizada na terça-feira 21, uma urna foi roubada da sede da garagem Campo Belo, na zona sul de São Paulo.
Eles acusaram o irmão do candidato José Valdevan de Jesus Santos, de 54 anos, conhecido como “Noventa”, de ter levado a urna.
⏯️ Após protesto e motorista baleado, eleição sindical tem urna roubada.
— Metrópoles (@Metropoles) November 22, 2023
Chapas querem a substituição das urnas de papel por eletrônicas; disputa por SindMotoristas foi pano de fundo de greve que afetou 530 mil.
Leia: https://t.co/hCRxyojptN pic.twitter.com/MbK6IRbsNN
A disputa pelo comando do sindicato está por trás da paralisação de 368 linhas que afetou 530 mil usuários do transporte coletivo da cidade de São Paulo na terça-feira 21.
+ Confira: Motoristas e cobradores de ônibus fecham 9 terminais em São Paulo
Urnas eletrônicas no sindicato
Três chapas envolvidas na eleição pedem o adiamento da votação por três meses. Seus representantes querem a substituição das cédulas de papel por urnas eletrônicas.
Representantes de duas dessas chapas disseram ao jornal Folha de S. Paulo que o voto eletrônico é uma forma de estimular cerca de 45 mil motoristas e cobradores a comparecerem às urnas, eliminando a chance de fraude.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Noventa
Noventa foi eleito deputado federal por Sergipe em 2018. Em 2020, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe por doações suspeitas depois de ser eleito.
Eleito pela primeira vez em 2013 como presidente do SindMotoristas e depois reeleito para um segundo mandato de cinco anos, Noventa havia sido afastado da função devido ao desdobramento de uma investigação policial.
Havia a suspeita de uma possível infiltração da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no sindicato. Porém, segundo a defesa de Noventa, foi inquérito não avançou durante os mais de quatro anos em que permaneceu instaurado.
+ Leia também: Depois de bloqueios, terminais de ônibus voltam a funcionar em São Paulo
Motorista baleado
O motorista aposentado Antônio José Ferreira, de 68 anos, foi baleado na frente da garagem de ônibus da Viação Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo, na noite de terça-feira 21.
Testemunhas relataram que a vítima estava com o genro, quando um homem que estava na garupa de uma moto disparou diversos tiros em direção à calçada.
Um dos disparos atingiu o ombro de Ferreira, que foi levado ao hospital. O estado dele é estável, segundo a equipe médica.
De acordo com a direção do SindMotoristas, o motorista aposentado estava participando da campanha eleitoral do sindicato em frente à garagem com integrantes de várias chapas concorrentes.
Sindicatos sempre foram antro de bandidos.