Neste fim de semana, o Sudeste do Brasil enfrenta uma elevação significativa nas temperaturas, que devem atingir até 33°C e gerar calor em alguns municípios. O fenômeno ocorre antes de uma mudança brusca no clima, que deve ocorrer na semana seguinte.
Recentemente, a região enfrentou uma queda nas temperaturas e registrou mínimas típicas de inverno depois de um junho com calor acima da média. Em Monte Verde (MG), a mínima chegou a 2°C, na terça-feira 2, enquanto Barra do Turvo e Campos do Jordão, ambos no interior paulista, registraram 4°C.
Ao longo da semana, as temperaturas começaram a subir. Na quarta-feira 3, Monte Verde teve uma mínima de 5°C, enquanto Barra do Turvo e Campos do Jordão registraram 7°C.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As cidades são conhecidas por temperaturas baixas durante o inverno na Região Sudeste. Até o domingo 7, as temperaturas mínimas em Monte Verde devem alcançar 10°C e em Barra do Turvo, 14°C.
As temperaturas máximas também continuam em elevação em outros municípios da região. Em Artur Nogueira (SP) e Campinas (SP), as máximas devem subir para 29°C até o próximo domingo.
Calor em SP e MG
Na capital paulista, as máximas devem chegar a 27°C no mesmo período. Cidades no norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro podem ultrapassar 30°C e alcançar até 33°C.
Leia também:
Contudo, a umidade relativa do ar continua baixa, entre 20% e 30%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que pode causar incêndios florestais e problemas de saúde.
O Inmet recomenda aos moradores dessas áreas que bebam bastante água, evitem esforços físicos nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes. Também é importante umidificar ambientes internos e usar hidratante para a pele.
A partir de segunda-feira 8, um sistema frontal deve avançar pelo Sudeste, o que leva chuvas intensas com acumulados de até 70 mm nos primeiros três dias da semana, em São Paulo. Além disso, uma massa de ar frio deve causar uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente na capital paulista, o que tornará o fim de semana seguinte bastante gelado.
Leia também: “Não foi o aquecimento global”, matéria de Myllena Valença, publicada na Edição 220 da Revista Oeste