Segundo dados oficiais dos governos da Bahia e de Minas Gerais, pelo menos seis pessoas morreram e 175 ficaram feridas por causa das enchentes que vêm castigando os dois Estados nos últimos dias. A estimativa é que mais de 75 mil pessoas tenham sido diretamente atingidas pela tragédia.
Desde quarta-feira 8, cerca de 5,5 mil pessoas foram desalojadas de suas casas nas regiões do Vale do Jequitinhonha e de Mucuri, as mais afetadas pelas fortes chuvas em Minas.
O governo do Estado informou que mais de 1,7 mil pessoas estão desabrigadas. No Vale do Rio Doce, houve a confirmação de uma morte.
Já na Bahia, a Defesa do Civil do Estado informou que as enchentes atingiram quase 70 mil pessoas. Segundo o governo baiano, são 6,4 mil desalojados e 3,7 mil desabrigados até o momento. Cinco pessoas morreram.
No fim de semana, como noticiado por Oeste, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou municípios do sul da Bahia afetados pelas chuvas. “Estamos dando apoio da Polícia Rodoviária Federal, de todos os nossos ministérios e Defesa Civil”, disse Bolsonaro.
Ele voltou a falar sobre a liberação, pela Caixa, de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em, no máximo, cinco dias para desabrigados das cidades que estão em estado de calamidade reconhecido pelo governo federal.