O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), considerado o “Enem dos concursos”, não terá questões de língua portuguesa para cargos de nível superior. São 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais. As provas estão agendadas para 5 de maio.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No lugar de português, os candidatos vão responder questões sobre políticas públicas e conhecimentos específicos.
Leia também: “Como os cursinhos estão preparando candidatos para o ‘Enem dos Concursos'”
“Não se mede o conhecimento de língua portuguesa por decoreba de regras gramaticais”, justificou Regina Camargos, coordenadora da Comissão de Governança do CPNU, ao jornal Folha de S. Paulo. “Não queremos decoreba, queremos alguém que pense, que raciocine, que seja capaz de raciocínios complexos.”
Chamar provas de língua portuguesa de ‘decoreba’ é uma ‘falácia’, diz professor
Alguns professores questionaram a decisão de não aplicar questões de língua portuguesa. Para o professor e advogado especializado em educação Carlos André, a decisão do governo vai representar “uma tragédia para o ensino no Brasil”.
“A secretária usa de uma falácia quando chama as provas de português de ‘decoreba’, isto é um equívoco muito grave”, disse o professor, ao Jornal Opção. “Ela demonstra desconhecimento do que acontece nas provas de concursos públicos pelo país. Há muito tempo que não se medem regras gramaticais como ela disse na entrevista. Na verdade, o que se cobra é leitura, interpretação de texto e a gramática no texto. Isso é fundamental para que possamos escrever.”
O professor ainda destacou que a secretária demonstra “desconhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”. O documento enfatiza a importância da língua portuguesa para a competência e habilidades na construção da cidadania.
Leia também: “‘Enem dos Concursos’ não vai ter ‘lacração’, diz ministério”
Ele também disse que há uma “falha quando ignoram que a proficiência em leitura, estrutura e regras da Língua Portuguesa sejam fundamentais antes de produzir um texto”.
Leia mais: “‘Enem dos concursos’ tem mais de 2,5 mi de inscritos para mais de 6,5 mil vagas”
Carlos André ainda diz que a fala da secretária “é desrespeitosa aos milhares de professores de português do país”.
O professor também cita o que ele chamou de “resultados trágicos” do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), de 2022. O órgão posiciona o Brasil entre os piores em leitura.
Leia também: “Lula quer inchar ainda mais a máquina pública com novos concursos”
O objetivo real do narcogoverno, com essa medida esdrúxula, é esconder a falência do ensino do Brasil baseado no imbecil do Paulo Freire, e que levou os estudantes brasileiros às últimas colocações, em todas as avaliações mundo a fora.
As vagas são principalmente na Secretaria de Comunicação Social, é?
Vindo desse desgoverno, tudo se espera.
O povo não tem a mínima noção do que se passa, e a imprensa venal capitaneada pela Globo, seus empregados, artistas e congêneres, fazem questão de esconder a realidade e disseminar elementos para favorecer a corrupção e tomada do Brasil!
Como pode alguém, em sã consciência, desejar que agora 2 + 2 não seja igual a 4, e cobrar a resposta 4 para a adição de 2 + 2?
É absolutamente diametralmente oposto, incutir a novilíngua via um esforço monumental de neurolinguística, com recursos em seus agentes nas mídias, nas escolas, nos livros, na academia, etc…, para que os conceitos atuais deixem de existir, podendo assim se mudada a histório (o passado), para a criação de um presente-futuro dos interesses dos corruptos, alienados, medíocres e estrangeiros interessados em uma NOM (ONU, metacapitalistas, e até mesmo, por ora, países colonialistas e os comunistas)!
Homem já não é mais homem, pode ser qualquer coisa, até abacate ou cachorro, os animais já não são mais passíveis de alimentação, não importando se nosso organismo foi feito para proteínas animais, se a Natureza é assim desde que a entendemos, se não possuímos rumem para desgastar celulose, ….
Dessa loucura planejada, o mundo perece exatamente por falta de uma instrução mínima de qualidade para a maioria da população mundial.
Ficamos nas mãos dos “donos do mundo” e dos que vivem de suas migalhas!
Vai ficar muito mais fácil pros petistas e afins passarem. Não realidade, mais um descalabro desse desgoverno.
Quem escrever em linguagem”Mussum”,vai ser considerado complexo.
Quem corrige a prova, desconexo.
Quem fingiu que entendeu o que está escrito, gênio .
Meu saudoso Professor de Francês sempre ensinou que: ” a decadência de um povo começa com a decadência da própria língua.”
Se tiver prova de Português não passa nenhum petista, aliás, se for necessário algum tipo de raciocínio, por mais básico que seja, não passa nenhum.
Vai ter aue recorrer a cota.
Mais uma imbecil, a vomitar excrementos mentais…..
APOSTO QUE MUITOS DESSES PROFESSORES DE PORTUGUES, ESPANTADOS COM A DECLARAÇÃO DA PTISTA, VOTARAM NO LADRÃO. BEM FEITO!! AGORA AGUENTA. NO PASSADO EU DISSE QUE TERÍAMOS GERAÇÃO DE “seu creisson”. ESSE TEMPO CHEGOU. CONTINUEM FAZENDO O L, E NO FUTURO SO TEREMOS ANALFABETOS FUNCIONAIS.
No nível dos que comandam o país.
Tudo bem! Basta conhecer o DILMES, LULES ou a Linguagem Neutra
Tudo bem! Basta conhecer o DILMES, LULES ou a Linguagem Neutra
Tudo bem! Basta conhecer o DILMES, LULES ou a Linguagem Neutra
Ela pode doutrinar ao Aires de Britto quando ele estiver escrevendo poesias. Dizer para ele algo sobre decoreba e sobre pessoas que não pensam.
Simplesmente para nivelar os aprovados a quadrilha petista que. tomou o poder . A começar pela Secretária.
O Presidente é um semianalfabeto deu diversas declarações que tem preguiça de ler. O que esperar de um governo com um mandatário desse nível?
Isto é para nivelar os novosconcursados com a atual capacidade destes membros de desgoverno.
Não precisa falar portugues. Só precisa mugir e berrar.
JUMENTO ZURRA, E NAO, BERRA.