publicidade
Brasil

Enem: São Paulo vai ter transporte público gratuito no domingo

A medida abrange ônibus metropolitanos, trens e metrôs, sem necessidade de comprovação escolar

Metrô será gratuito por causa do Enem
O Metrô será gratuito das 9h às 21h | Foto: Divulgação/Governo de SP

O transporte público em São Paulo será gratuito no próximo domingo, 3, por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gratuidade se repetirá no segundo dia de provas, no domingo 10.

Essa medida abrange ônibus, trens e metrôs, sem cobrança de tarifas durante esses dias e valerá para todos os passageiros. Portanto, não será necessário apresentar comprovante de inscrição no Enem.

Receba nossas atualizações

O transporte gratuito estará disponível das 9h às 21h. Os portões para a prova abrirão ao meio-dia e fecharão às 13h. O exame do primeiro dia termina às 19h, enquanto no segundo domingo, o encerramento será às 18h30.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A cidade de São Paulo já não cobra passagens nos ônibus municipais aos domingos. A gratuidade dos ônibus municipais de outras cidades dependerá de decisão de cada prefeitura.

Para os trens e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o passe livre será válido em todas as regiões metropolitanas do Estado. Linhas de metrô geridas pelo governo, o que inclui o monotrilho, e os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também estarão sem cobrança de passagens.

Estudantes do Enem não precisarão apresentar comprovante

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, não será necessário apresentar comprovante de escolaridade nem documentação para usufruir do benefício. A CPTM e o Metrô vão monitorar a demanda, com trens reservas prontos para reforçar o serviço. Adicionalmente, haverá reforço de funcionários nas estações para orientar os estudantes.

A EMTU manterá sua programação de domingo. “Se necessário, haverá reforço na frota”, informou a Secretaria de Transportes Metropolitanos. Nos fins de semana e feriados, bicicletas são permitidas no metrô, CPTM e concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.

Chuvas podem atrapalhar o deslocamento dos participantes, com previsão de precipitações em grande parte do país neste domingo. Em especial, São Paulo e Belo Horizonte devem se preparar para pancadas de chuva de moderadas a fortes, que podem impactar a locomoção dos candidatos.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.