O grupo Espíritas à Esquerda está lançando os livros de Allan Kardec, a maior referência dessa linha religiosa, em edições que corrigem conceitos supostamente racistas usados no século 19, quando o autor escreveu suas obras.
No mês que vem, os religiosos vão publicar O Livro dos Espíritos — Edição Antirracista. A obra veio à tona depois de o livro O Evangelho Segundo o Espírito ser revisado. São e-books que podem ser baixados gratuitamente.
A discussão sobre o assunto começou há 17 anos, quando o Ministério Público Federal da Bahia (MP-BA) recebeu uma reclamação contra as ideias “racistas” na obra de Allan Kardec. O MP-BA entrou em acordo com a Federação Espírita Brasileira, a Federação Espírita do Estado de São Paulo e seis editoras, para incluir notas explicativas sobre o assunto.
“São pequenas anotações no pé de página apontando para o final do livro, muita gente nem nota que existam essas notas, ninguém lê”, explicou Mariela Bier, graduada em letras, que participou da atual “edição antirracista” e fez o prefácio do livro, em entrevista ao portal UOL, publicada na segunda-feira 6. “Agora as observações estão no meio do texto, em um quadro com proposta de interpretação, não há como não ver.”
Leia também: “A tirania do cancelamento foi longe demais”, reportagem publicada na Edição 81 da Revista Oeste
Universalizar opiniões de alguns espírita como de direita ou de esquerda, a meu ver, não faz sentido.
Comunismo, socialismo, liberalismo… esquerda/direita são as formas de se relacionar com as questões sociais, sobretudo, a relação de trabalho, distribuição de bens/renda e o desenvolvimento.
Ou seja, a pessoa concordar com uma insanidade dessas, não tem nenhuma relação em ser ou não de esquerda.
É preciso deixar claro que ESPÍTAS A ESQUERDA, NÃO REPRESENTA TODOS OS ESPÍRITAS QUE SE AFINAM COM A IDEOLOGIA DE ESQUERDA. ALIÁS, ESPÍRITA É ESPÍRITA (ou deveria ser).
Para ilustrar, Sérgio Aleixo, que critica vários autores renomados espíritas, se fundamentando nas obras Kardecianas, é de esquerda. E ele defende Kardec e o espiritismo dessa e de outras críticas, sempre contextualizando, contrapondo com a própria literatura de Kardec para emergir o espiritismo.
Quanta estupidez. Isso prova que o esquerdismo é mesmo uma desordem mental e seus militantes estão conseguindo dividir os membros da filosofia, tomando decisões unilaterais, sem pedir a opinião dos demais seguidores da doutrina.
É sempre assim. Os esquerdistas sempre acham que o que eles pensam é para o bem do proximo, sem sequer perguntar ao proximo se ele concorda.
Admiro o MP com tanto trabalho a ser feito se preocupando com disparates ideologicos.
Absurdo essa ” edição” nas obras…e Allan Kardec não é e nunca foi “fundador” do espiritismo e sim CODIFICADOR.
Isso é de uma estupidez inimaginável. Chamar Allan Kardec de racista é uma falta de noção sobre a religião espirita que não tem qualquer amparo. Não tem o que fazer? Procure ALGO e FAÇA… Graduação não serve… Pós doutorado talvez… idiotice plena.
Não existe espírita kardecista de esquerda…Essa gente é outra coisa…Tudo que é esquerda é negativo por natureza literalmente….
Pior que existe e muito. Essa gente está criando um racha na ordem. Muitos estao fazendo dos centros, palanques politicos.
Quanta mimizice.
Não sei como o saci pererê ainda está ileso.
Abriram-se as portas das trevas. Até isso ,agora! Começaram pela Igreja Católica, com a Teologia da Libertação, chegara à Doutrina Espírita. Estão subvertendo tudo. è desestruturação da sociedade, corroendo por dentro.
Esse povo não tem o que fazer mesmo. Não existe espírita de esquerda, se tem alguém “encontrando” algo de suposto cunho racista, é que não estudou direito as obras e/ou não entendeu o que leu. Está faltando humildade nessas pessoas que querem aparecer.
Gostaria de mais informações, achei a reportagem muito superficial. Poderiam apontar os termos, supostamente, racistas, mas nada foi demonstrado.
Até os espíritos são racistas agora? PQP.
Kkkkkkkkkk
A reportagem fala sobre o tema mas não cita os fatos. Assunto mal acabado,onde instiga o assunto mas nao apresenta o principal Horrível essa forma de jornalismo
por essa nao esperava… o catolicismo já tá tomado de padres e um papa comunistas…agora até tem espiritista comunista???? o diabo tem bala na agulha….
Na minha visão não é possível ser de esquerda e ser religioso. São posições antagônicas. Está em Mateus 6:23 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
Não existe espírita kardecista de esquerda…Essa gente é outra coisa…Tudo que é esquerda é negativo por natureza literalmente….
Eu prefiro estar LIVRE DOS ESPÍRITOS de porco que povoam este pobre planeta atualmente, apenas espíritos zombeteiros e espíritos obsessores grau 10. Pé de pato, mangalô, três vezes, vade retro…
Mais uma estupidez que alguém precisa barrar urgente. Essa esquerda quer mudar a história e caso alguém não faça algo, vão conseguir. Nosso presente e futuro eles já estão dominando através das universidades federais, agora vão mudar o nosso passado.
Palhaçada dessa esquerdakga doente, vivem à procura de chifres em cabeça e cavalo!!
Uma involução da espécie!!
Pois é…se acham no direito de desfazer o trabalho dos outros, de mudar palavras e interpretações… A REVOLUÇÃO DOS BICHOS nunca foi tão real…. MUITO triste ver essa barbárie toda. E, olha, eu não sou Kardecista nem nada, pelo contrário. Mas achoq ue isso sim é uma afronta à religião.
Agora vai ser “O Livro dos Espírites” ?!
Kkkkkk boa!
Não é possível ser cristão e esquerdista (ou comunista/socialista; é a mesma coisa) simultaneamente. Se uma pessoa se enquadra nessa situação e tem bom coração, então ignora totalmente a história.
Errata: Agora eu conferi que a Ceerj no Rio na verdade, faz parte da Feb sim, bom então a opção no Rio de Janeiro para quem não gosta do sectarismo dela são os centros da Aliança espírita do trevo, que essa realmente há décadas não faz parte da Feb.
A expressão ‘antirracismo’ não é em sentido objetivo, mas sim baseada na noção que “não existe racismo contra branco”, ou seja, um duplo padrão que acaba se tornando discriminatório.
Espiritualista que se posiciona levantando ideologias políticas, definitivamente não entendeu nada da espiritualidade. A posição sempre deve ser pelo que é correto, natural e ético.
Essa turma está querendo estragar até o mundo dos espíritos…
Tenhamos paciência, tudo será resolvido após a transição, ou quem sabe na reencarnação.
Sempre ouço perguntas do por que esse nascei assim ou ASSADO, acho que a resposta está aí.
Religiosos são tão hipocritas quanto a esquerda e seus lideres exploram os fieis da mesma forma que os marxistas esquerdistas, tudo é rezar/orar pra que Deus resolva pq eles nao querem machucar suas mãos macias, rostinhos de maquiagem, suar por causa do perfume, então vem um cara que fica com dó daquele povo que não quer encarar suas responsabilidades e caminhar com as proprias pernas e resolve da forma mais extrema que precisar, eles batem palma e dizem que foi Deus, mas 1 semana depois começam a condenar e apontar o dedo, e se o dito “salvador” precisar de refugio eles trancam a porta com ele pro lado de fora. tow cansado desse povo hipocrita tem mais é de serem explorados mesmo vai la dá os 10% quem sabe Deus é comprado por essa quantia e te favorece blz?!
Por que te calas herege!!
É muita falta do que fazer dessa turma que se diz do “amor”. Nunca estudaram as obras e se estudaram não entenderam nada e ficam falando asneiras aos quatro ventos. Como todo instrumento libertário, ele é atacado pelo comunismo moderno. A FEB está contaminada em permitir um crime desses com as grandes obras de Kardec.
Kkkk..Impressionado com a falta do que fazer desse povo . Chega ser patético.
Devem estar obsediados…rsss
Certamente não há Espiritismo racista, nem com dose cavalar de anacronismo. Uma das questões é que a doutrina Espírita incentiva o conhecimento e a fé compreendida: “amai-vos e instruí-vos”. Nenhuma ideologia de esquerda radical suporta isso. É um passo largo dessa turma para desqualificar o Espiritismo como fazem com toda doutrina Cristã. Para amanhã tentarem “enquadrá-la” como criminosa (racista, machista, etc), é um pulo! Querem “cancelar” esta vertente do Cristianismo, como também querem acabar com o Catolicismo, as Evangélicas e outras não menos importantes. “O último é maior entrave do comunismo moderno é o Cristianismo e seus seguidores”. Vão sempre nos atacar; resistiremos!
Kkkk..Impressionado com a falta do que fazer desse povo . Chega ser patético.
Devem estar obsediados…rsss
Espírita que se diz de esquerda não entendeu a doutrina. Estudem as obras de Kardec para compreendê-la em seus fundamentos cristãos, assim, aprenderão o ensinamento do Mestre Jesus “a cada um segundo suas obras” , isto é, o mérito individual resultado de estudo e trabalho.
Não existem “espíritas de esquerda”. Existe o de sempre: militância esquerdista infiltrada.
A Doutrina Espírita exige muito estudo e desapego de preconceitos para ser corretamente compreendida. Quem não estudou muito a doutrina, em todas as obras de Kardec, não reúne condições para fazer comentários. Quem escreve que a doutrina é racista afirma que não estudou ou, se leu, não entendeu nada da obra de Kardec.
Quem estudou a doutrina Espirita em TODAS as obras do Kardec sabe muito bem que elas NÃO são racistas. Quem não estudou nada, só repete chavões revolucionários e opiniões de outros que também não conhecem a obra de Kardec.
Quem escreve que o Espiritismo é racista não entendeu absolutamente NADA da monumental obra organizada por Allan Kardec. Recomendo começar a estudar a doutrina antes de escrever asneiras.
A esquerda se infiltra em tudo para dividir as pessoas. Não reconheço o anti racismo no espiritismo, porque não existe racismo. O espiritismo não fala de matéria, e sim da alma, do corpo espiritual. É lamentável essa esquerda.
Não existe Espiritismo antirracista, porque nunca houve Espiritismo racista pra começo de conversa.
Esses ideólogos identitários, se realmente são Espíritas, podem se surpreender quando descobrirem que foram os próprios opressores que tanto odeiam em existências anteriores.
Há vários ex-feitores de escravos,antigos senhores de engenho, ou velhos supremacistas brancos “antirracistas” por aí. É uma explicação atraente para tamanha obsessão pela cor da pele alheia, em detrimento do Espírito.
A próxima “revisão” será da bíblia?
Este mundo, para mim, já deu.
Será que ainda falta muito para eu desencarnar?
Meu Deus! É insano essa atitude… quer dizer que somente agora depois de séculos, “vivendo” e “divulgando” a Doutrina dos Espíritos que tem seu alicerce, no ensino Moral do Cristo é que esse povo, vem dizer que existe preconceito e racismo? Que coisa não? Acho que “alguém” quer ganhar algum extra com essa notícia falsa. De todo modo, todo o espírita que se preza, compreende claramente que há muito tempo a separação do joio e do trigo, já começou faz tempo… a notícia também deixa claro para mim que essa separação também já está se dando no meio dos católicos e também no meio dos protestantes. Na verdade, o Planeta Terra está vivendo essa transição planetária em todos os setores da existência humana. Isso Chico Xavier, já vinha alertando há muito tempo… e a cada dia que passa vamos confirmando as verdades faladas pelo maior médium espírita mineiro e brasileiro de todos os tempos.
Boa tarde como espirita a mais de 20 anos, estudioso e trabalhador de casa espirita venho dizer que esse movimento tenta se infiltrar dentro do movimento espirita e muito tempo distorcendo alterando e implementando ideias contrárias da doutrina, todo grande espirita do passado publicou textos repudiando a ideia do socialismo/comunismo então posso afirmar com total certeza que esses sujeitos NÃO SÃO ESPIRITAS …. Espirita que estuda sabe que o socialismo e um mal a ser combatido.
Justamente. Esse mesmo grupo atacou Divaldo recentemente por ele ter defendido individualização e a correta dosemetria das penas dos envolvidos no ato de Janeiro.
Parece bobagem, mas é representa mais um avanço da esquerda censurando, politizando e distorcendo tudo de acordo com interesses ideológicos. Absurdo, mas não surpreende.
Sobre aquela mensagem de um espírita direitista que teve problemas co CEERJ: Por que não foi para os centros da Aliança evangélica do trevo? Ou mesmo aliais nos centros da federação espírita estrita, aos 1uais, que eu saiba, esse grupo da CEERJ não pertence propriamente?
Não estudaram doutrina espírita.
Bem eu não sou espírita, mas por perceber que são livros religiosos deixo o meu apoio, pois sei que logo vão querer alterar os que estão relacionados a mim, eu sou Católico e estou profundamente preocupado, e penso que os protestantes também deveriam estar, Alguém ainda tem dúvidas de que isso vai chegar na Bíblia.
Pura falta do que ter o que fazer. Aliás a esquerda só pensa assim, criticar e destruir. Isso não pode ser levado a sério, tem que deixar essa patotinha falando sozinha. Para eles
Allan Kardec é racista e Lula é um santo, a que ponto chegamos…
espíritas esquerdistas? quá, quá, quá…
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”. Autor Desconhecido
A Doutrina Espírita desvenda de forma clara que todos nós somos Irmãos, filhos do mesmo Pai. A indumentária carnal independente da raça é o instruments de que servimos, quando encarnados, para os nossos propósito evolutivos e aprimoramento moral. A literatura Espírita está repleta de exemplos de como o racismo e outros preconceitos derivam para situações corretivas que inexoravelmente atingem ao portador deste mal. Hoje, no século XXI, o preconceito denigre muito mais o portador deste mal do que aquele que sofre.
Esquerdista, progressista, comunista não segue nenhuma doutrina religiosa cristã.
Vide os recentes acontecimentos na Nicarágua.
Não existe “espírita de esquerda”. A Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, segue os preceitos de Jesus, o Cristo, não se coadunando com a ideologia de esquerda, ou seja, é pró vida, pró família, pró liberdade de credo. Se alguém tenta se apropriar dos preceitos “sagrados” da DE para deturpá-los, certamente é um ignorante dos seus preceitos básicos. Já existe um processo de impugnação e esclarecimento a respeito das obras deturpadas.
Jisus, depois de comunistas catolicos agora surgiu espíritas esquerdistas ? Q coisa mais incoerente, nao ? Mas exigir coerencia dos filhos do MULA nao tem coerencia tambem né ?
ESPIRIRTIMO Á ESQUERDA É SIMILAR A PETISTA HONESTO , CONHECENDO E PRATICANDO O ESPIRITISMO CONFRONTA COM TUDO QUE A ESQUERDA PROPAGA.
NOVA REENCARNAÇÃO DAQUELES QUE MANDARAM QUEIMAR OS LIVROS DE KARDEC.
Apenas mais uma seita oportunista tanto faz que seja de esquerda ou não.
Alan Kardec quando vivo teve muitos e poderoso inimigos e nenhum deles conseguiu abalar a doutrina que é fundamentalmente cristã. Não será agora que esses falsos Cristo e profetas serão capazes de destruí-lo. Quem está honestamente embasado nesta doutrina, que não foi formulada pelos vivo e sim transmitida pela espiritualidade maior, sabe que ela prega a liberdade e nunca o autoritarismo e o cerceamento das liberdades e livre iniciativa; prega o cumprimento das leis e o respeito às obrigaçôes conforme prezado no Evangelho para “Dar a Cesar o que é de Cesar”. Por isso os comunista devem ter tanto recreio desta doutrina.
Esquerdismo , comunismo e socialismo são os três cavaleiros do apocalipse.
No revisionismo da esquerda, Stalin foi um pastor e Mao um monge.
Mataram milhões pra preservar milhares !
Sério!? O “politicamente correto” está tentando incessantemente fazer as pessoas se tronarem mais “estupidas”. Implementado ideias distorcidas…
Misericórdia!
Não estão deixando pedra sobre pedra!
Daqui a pouco vão dizer que a Bíblia é racista!
Se é esquerdista não é espírita e muito menos cristão.
A idiotice que tomou conta da sociedade nem os “espíritos mais luminosos” entendem. Cada dia é um novo besteirol com o único objetivo de dividir a população “viva”.
Primeiro eu acho que a Revista não deve espaços para quem se acha superior. É preciso observar o tempo e o momento daquelas obras e quais eram os espaços ainda que não permitidos. Melhor esse grupo repensar e parar de buscar pelo em ovo.
Eu sou espírita desde os 13. Por mais de 16 ano dei palestras espíritas, além disso fazia parte do Conselho Estadual Espírita do RJ. Foi de dentro do Centro Espírita que nasceu meus cursos que depois levei para a Brasil Paralelo. Acabei saindo do CEERJ depois que meu curso dos OITO MITOS DA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA foi lançado. Não deu 1 dia me ligaram pedindo explicações em relação a Brasil Paralelo. Foi a gota d’água pra mim.
O que quero dizer é que hoje o Espiritismo está tomado pela esquerda. Isso é uma realidade que poucos sabem.
Na despedida do movimento espírita me lembro de ter dito que minha luta agora seria na esfera social, e desde então tenho me dedicado a ajudar a alavancar o senso crítico das pessoas.
Que Deus abençoe nosso Brasil, e não deixe que uma doutrina tão bonita acabe na mão de pessoas equivocadas.
Estou estudando o espiritismo e assino embaixo: o centro espirita que frequento é um antro ideológico de esquerda. Eu parei de ir e estou estudando sozinho em casa.
M
Foi criado uma nova indústria mundial onde uma minoria cria essas deformações para conseguir espaço nas mídias, como esse aqui na Oeste, Provocam uma discussão, reescrevem fatos históricos, criam mártires e por fim ganham dinheiro vendendo esse tipo de deformação. Realmente a humanidade está em fase terminal isto é um fato.
Espiritas de esquerda? Será o André Trigueiro este pseudo espírita? Nunca ouvi falar que o espiritismo fosse uma doutrina de divisão. Infelizmente o espiritismo depende de espíritos encarnados e desencarnados que não são perfeitos. O problema é quem vai comprar estas obras?????!!!! Diferente do que os leigos dizem, espiritismo não é uma seita religiosa. É uma realidade que precisa ser entendida e que sofre por interpretações imperfeitas. Mas Alnan Kardec racista. kkkkkkk
André Trigueiro é o típico pseudo-espírita esquerdista.
Não diga isso meu amigo, assim como na igreja católica, a doutrina espírita vem sendo covardemente infiltrada, sugiro que procure outro centro antes de tecer este comentário maldoso.
QUe momento patetico da civilizacao…..
A falta de talento e competência faz com que muitos se apropriem de obras que já existem, e de forma não autorizada, passam a editá-las para se adequarem aos seus padrões, no lugar de tentarem criar suas próprias obras. Isso sim é apropriação cultural indevida . Caso considerem a obra original inapropriada, não consumam. Simples assim.
Falou tudo, Vanessa Dias da Silva!
Eu acredito que essa loucura que se abateu sobre grande parte da sociedade é incurável e acabará por atingir a todos e destruir toda a sociedade. Não é possível que uma estupidez dessa monta possa mobilizar tanta gente que provavelmente andava doidinha para encontrar um jeito de aparecer e, de quebra, ganhar algum editando livros. Pena que a ideia de pendurar uma melancia no pescoço para aparecer não pegou. Era algo menos nocivo para as outras pessoas.
Vivemos um novo período da história: a “era da estupidez”. Vai ser uma nova idade média, só que pior.