Partidos são contra a mudança na metodologia para divulgar os óbitos provocados pela covid-19 no Distrito Federal
Os partidos de esquerda Rede Sutentabilidade, PCdoB e PSol acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a mudança na metodologia implementada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal para divulgar os óbitos provocados pela covid-19 na capital. A petição, dirigida ao ministro Alexandre de Moraes, é para que ele faça valer no DF a mesma decisão, tomada em relação ao governo federal.
Em junho, o Ministério da Saúde também havia mudado o método de divulgação das mortes por covid-19. Contudo, Alexandre de Moraes determinou que fosse mantida a divulgação anterior, incluindo os números acumulados que haviam sido excluídos dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde.
“É exatamente o mesmo caso, no âmbito do Distrito Federal. O ente federativo busca, exclusivamente, fugir de apresentar os dados em sua integralidade, impedindo-se que o cidadão tenha conhecimento deles para que seja feito o controle social”, diz o documento.
Portanto, os partidos pedem que seja determinado ao GDF retomar a metodologia anterior. De acordo com o texto, com o novo método “perde-se a referência de comparação e, portanto, sequer é possível aferir se as medidas tomadas pelo Poder Executivo são eficazes”.
Em resposta, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que a nova forma “não muda nada”. “As pessoas morrem, infelizmente, em determinado dia e por determinada causa. Computar o dia de forma separada ou acumulada é só uma questão de metodologia”, defendeu.
Esquerda sem discurso, pegando carona em qualquer rabo de assunto para tentar aparecer na mídia. Lixo.
Até o Ministro Mello já criticou o STF por seu envolvimento com os partidos da esquerda.
O STF virou um puxadinho da esquerda. Para dizer o mínimo.