A Polícia Federal (PF) prendeu nesta segunda-feira, 1º, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, a ex-deputada federal pelo Rio de Janeiro Almerinda Filgueiras de Carvalho, de 72 anos. Atualmente ocupando o cargo de secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial do município, a política responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Condenada por esses crimes, Almerinda, que teve dois mandatos na Câmara dos Deputados, entre 1999 e 2007, pelo PSB e pelo PMDB, estava foragida da Justiça. Ela foi presa dentro do seu gabinete em São João de Meriti.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Operação Sanguessuga
De acordo com a PF, a prisão preventiva da ex-deputada está relacionada às investigações da Operação Sanguessuga, chamada de Máfia das Ambulâncias, que tiveram início em 2006.
A atual ação policial é um desdobramento das investigações que visam a desarticular um grupo criminoso composto de parlamentares e empresários. Eles são acusados de envolvimento em fraudes em licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de pelo menos 20 Estados brasileiros.
Leia também: “Prefeito do Rio lançou filho de Chiquinho Brazão como pré-candidato a vereador”
Policiais do Grupo de Capturas de Operações da Delegacia da PF de Nova Iguaçu, localizada a 15 km de São João de Meriti, chegaram até a ex-deputada a partir de informações de inteligência
Nove anos de reclusão
A decisão condenatória foi expedida pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso, em 25 de março de 2024.
Depois de ser encaminhada ao Instituto Médico-Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito, Almerinda será encaminhada para o sistema prisional do Estado do Rio, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A pena é de nove anos de reclusão pelos crimes cometidos.
Foragida e atual secretária municipal? Chegaram até ela “a partir de informações de inteligência” e presa dentro do gabinete? Parabéns…!!! SIC
O Rio de Janeiro continua lindo!!