O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou correspondentes estrangeiros para o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em uma série de e-mails enviados à Associação dos Correspondentes Estrangeiros, a assessoria de imprensa do TSE convidou jornalistas estrangeiros para participar “do julgamento de ação de investigação contra Bolsonaro”.
Segundo correspondentes estrangeiros ouvidos pela Oeste, o convite o por parte de um órgão público brasileiro é bastante inusual. Ainda mais se tratando de um tribunal.
Saiba mais: Bolsonaro vai viajar durante o julgamento de ação no TSE
“Normalmente são os jornalistas que manifestam interesse em participar de algum julgamento, entrando em contato com a assessoria. Não vice-versa. Ao longo de minha carreira, nunca vi um tribunal chamando público para assistir a um processo”, disse a Oeste uma correspondente estrangeira sênior sediada em São Paulo.
Julgamento no TSE contra Bolsonaro pode deixar o ex-presidente inelegível
Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pede a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto, candidatos a presidente e vice-presidente da República nas eleições de 2022, e condenação por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Na ocasião, o então presidente criticou o sistema eleitoral. Ele usou manchetes de jornais para questionar as urnas eletrônicas. Durante a apresentação, Bolsonaro citou um inquérito aberto pela Polícia Federal, em 2018, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a invasão, feita por um hacker, do sistema do TSE.
No processo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) defendeu a inelegibilidade do ex-presidente. De acordo com o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, houve abuso de poder por parte de Bolsonaro.
O MPE acusou Jair Bolsonaro de uso dos recursos do Estado para propagar supostas informações falsas sobre as eleições.
Nota do TSE
Depois da publicação da reportagem, a assessoria do TSE afirmou que o convite não é inédito: “Apenas solicitou aos colegas profissionais da imprensa, nacional e estrangeira, que compartilhassem as informações sobre o credenciamento para a cobertura do julgamento, a fim de que o assunto chegasse ao maior número de jornalistas possível, evitando pedidos de cadastro em cima da hora ou mesmo após o fim do prazo”.
Jornalistas estrangeiros, Cuba, Venezuela, Argentina, Nicarágua, Coreia do Norte, China, e outros que tais
Deveriam chamar os embaixadores também, assim, eles levariam esas arbitrariedades para os seus governos de forma mais verdadeira que os jornalistas de esquerda convocados.
Alguma d´´uvida do resultado ?
Terroristas Superiores Eleitorais – TSE, e STF – Supremos Terroristas Federais continuam aterrorizando fingindo que cumprem a ex-constituição federal.
Quer fazer show midiático ? Poderia convidar os Ministros da Suprema Corte Americana e da Suécia para assistirem.
Nâo dá para acreditar.
O que estamos vuvendo é Surreal. Moraes quer expor o ex-predidente, a arrogância do tirano não tem limites. Julgamento é ilegal como o de Deltan, perseguiição política. Esse é o seu foco. Uma melancia no pescoiço lhe cairá bem.
Se cobrir o TSE com lona vira circo, pois os palhaços já existem.
Isso é um crime. Tribunal convocando repórter? Tudo por isso mesmo.
O que tem que ser feito é apenas um julgamento nos autos, deixando claro que o que importa é a justiça.
Espetacularização e tentativa de “dar legitimidade” à coisa.
Tudo sendo preparado para vender uma grande narrativa para os outros países.
Vão tentar vender internacionalmente Bolsonaro como O GRANDE CONDENADO PELO CRIME DE GENOCÍDIO CONTRA SEU POVO.
Essa é a esquerda. Quatro linhas pra ela é piada.
Vai sendo bacana com ela, pra ver.
A especialidade da esquerda é destruir a reputação dos adversários, inclusive a do mais desconhecido direitista que possa existir.
Tudo pra impor sua agenda genocida e totalitária.
O resto eles compram$$$$$$
Pois é, Bozo… Não fez o que tinha que ser feito, agora vai ficar inelegível com direito a show pirotécnico e comemoração em nível internacional. Por você ser um traidor da causa conservadora, você merece. Aguenta que vem mais, tipo cadeia.
Falou o Paulão que votou no centrão…