O Exército do Brasil prepara 20 blindados para enviar a Pacaraima, no Estado de Roraima (RR). A cidade, que faz fronteira com a Venezuela, é onde se realiza a Operação Acolhida, criada durante o governo Temer para gerir a situação de refugiados venezuelanos.
A precaução se deve pelo fato de que, caso Nicolás Maduro siga adiante com a invasão da Guiana, teria que passar pelo Estado de RR. Os blindados, do modelo Guaicuru, virão dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
+ Veja mais notícias do Mundo na Revista Oeste
Os veículos devem levar cerca de um mês para chegar ao destino. Há trechos que só podem ser percorridos de barco, como de Belém a Manaus.
Elemento de dissuasão
A presença dos blindados e o aumento do número de homens, já previsto previamente, serviriam como fator de dissuasão. Ou seja, um desestímulo a uma invasão que atravesse o território brasileiro, por mais que ela ainda se demonstre pouco provável.
No último domingo, 3, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou-se desfavorável à possibilidade de um conflito entre a Venezuela e a Guiana. Ele declarou que é preciso “baixar o facho”, pois a América do Sul não precisa de “confusão”.
Em razão das recentes ameaças, o governo da Guiana tem buscado estreitar sua relação com os Estados Unidos. Principalmente, com relação à cooperação na área de segurança.
Base norte-americana ‘desestabilizaria’ situação no subcontinente, avaliam militares
A eventual instalação de uma base militar norte-americana no país vizinho representa mais um receio dos militares brasileiros. Além disso, caso haja uma invasão pela Venezuela, certamente haveria intervenção dos EUA.
A empresa ExxonMobil descobriu, recentemente, petróleo em águas que estão na disputa. Mas várias outras empresas norte-americanas também atuam na região.
Acompanhe a cobertura completa de Oeste sobre a tensão entre Venezuela e Guiana
Essequibo, território guianês que Maduro reivindica, representa dois terços da Guiana. A região, rica em recursos naturais, é objeto de disputa por ambos os países há séculos.
A Guiana é o país que mais cresce na região, atualmente. Com 800 mil habitantes, tem as maiores reservas de petróleo per capita.
Ué ??? As FAs estão enviando jipinhos que irão demorar 30 dias para chegar lá ?
Era melhor mandar lembranças…
Vão levar as melancias nos blindados ou em caminhões?
BOM!!
Nosso “fogoso” exército positivista de caxias…é perfidioso com quem paga seus vultosos salários…mas totalmente bobinhos no trato de reais questões de guerra assimétrica e de selva..
VOU DIZER aqui o quê esta ocorrendo h=a mais de 2 meses na reserva raposa serra do SOL..ONDE AS FORÇAS ARMADAS NÃO ENTRAM… A inteligência Venezuelana está cooptando, comprando e convencendo a indiada a se voltar contra o Brasil…ou deixar passar dentro de sua reserva PAÍS..os recursos necessários para ivandira a Guiana Inglesa…sim senhor..é um governo FANTOCHE dos europeus, essas guianas e suriname.
CANSADO desse exército covarde brasileiro..afinal..TODOS OS TRAÍRAS SÃO COVARDES.
Um mês para chegar ao destino. É a isso que está entregue a defesa do país? Vendo isso até o Suriname poderia se encorajar e invadir o Brasil.
Um mês? kkkk nossos corajosos melancias vão aguardar o conflito estar encerrado para aparecer.
Kkk… Nossas Melancias estão indo ajudar o Maduro?
O PCC é o CV irão tomar os blindados e as armas dos pintores de meio fio e o ladrão nazista de nove dedos junto com o Buchudo do Maranhão farão vista grossa.
Vão fazer hot dog para os saldados de maduro e entregar rapidinho com blindados. Alguém em sã consciência acredita que os oficiais superiores, principalmente os generais, tem coragem de brigar com os venezuelanos.
Mas será o que vão fazer lá?!!! Tem algum muro na fronteira para eles passar umas duas mão de cal?
Quando esses blindados lá chegarem o Maduro já terá caído e o Luladrão seu amigo de todas as desgraças vai tentar por infinita e covarde diplomacia , aparecer como salvadir da crise..que morra de amores pelo maduro e por lá fique até os últimos dias.
Acredito que nossa valorosa FFAA prestará todo apoio. Alem dis 20 blindados tb deverão encaminhar caminhoes de melancia para dar suporte aos venezuelanos. Tb deverao fazer treinamento de pintura de sargetas em conjunto com o exército venezuelano
Isso não é pra interver uma possível entrada da Venezuela no Brasil, os blindados será para ajudar o amigo Maduro na invasão, ou estão esquecendo que os dois são ótimos amigos.
O site DefesaNet nos informa que já tem um pelotão de forças especiais venezuelanas já monitorando o local. Estão agindo à paisana para não chamar tanto à atenção dos “pintores de meio-fio” e de “cabeleireiros especializados em trancinhas afro” (kkkkk…), agora, não sei como eles conseguiram essa informação que deveria ao menos ser sigilosa, ou não precisa? Posso garantir que será um passeio desses venezuelanos pela reserva Raposa Serra do Sol, já previamente esvaziada pelo STF de anos atrás, justamente para facilitar a penetração dos venezuelanos ou quaisquer outros estrageiros. Uma coisa eu garanto: Esse país é uma piada pronta. Deveriam entregar logo o estado de Roraima que, de alguma forma tem mais identidade com o país vizinho do que com esse daqui. Esse estado (Roraima) é completament isolado do resto do país, portanto considero que já é de direito pertencer à Venezuela.
Militares brasileiros só fazerem o L e resolve tudo!! Seus traidores de uma figa. Tomara que tenha guerra mesmo e vocês sejam obrigados a entrarem no conflito. Bando de covardes. Devem estar cagando na calça de medo da Venezuela.