publicidade
Brasil

Exército reforça defesa na fronteira em Roraima, como resposta à Venezuela

Ditadura de Maduro quer invadir Essequibo, território da Guiana

Mais de 20 veículos chegaram à capital do Amazonas por transporte fluvial | Foto: Divulgação/Comando Militar da Amazônia

O Exército enviou um comboio de caminhões militares e veículos blindados para Roraima, na fronteira com a Venezuela, nesta sexta-feira, 2. O objetivo é reforçar a presença das Forças Armadas em resposta às tensões entre a Venezuela e a Guiana.

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, reivindica a região de Essequibo, da Guiana.  Essequibo corresponde a dois terços da Guiana e é majoritariamente uma área de mata fechada. 

Receba nossas atualizações

Os blindados e caminhões militares brasileiros partiram hoje de Manaus. Mais de 20 veículos chegaram à capital do Amazonas por transporte fluvial e alguns foram por estrada para Boa Vista, em Roraima, onde a guarnição será aumentada para 600 soldados, conforme o Exército anunciou em um comunicado.

Roraima na “rota” para Venezuela invadir Essequibo?

O reforço inclui seis blindados Cascavel, veículo brasileiro de seis eixos com canhão de 37 mm | Foto: Divulgação/Comando Militar da Amazônia

O reforço inclui seis blindados Cascavel, veículo brasileiro de seis eixos com canhão de 37 mm; oito Guarani, veículo de transporte de pessoal; e 14 Guaicuru, um blindado leve de tração nas quatro rodas. Os blindados mais pesados foram transportados em caminhões plataforma, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Os oficiais não revelaram se os veículos ficariam em Boa Vista ou se seriam enviados para Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Essequibo tem minérios no solo e grandes depósitos de petróleo e gás na costa, que estão sendo explorados por empresas estrangeiras.

A Venezuela fez um plebiscito no fim de 2023 em relação à região. A ditadura afirma que 96% dos eleitores que compareceram às urnas do país apoiam a invasão e a anexação do território.

+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste

A Corte Internacional de Justiça havia recomendado que a Venezuela não tomasse qualquer atitude para modificar a situação de Essequibo. Em meados de dezembro, Guiana e Venezuela concordaram em não aumentar a força ou a tensão pelo território, em reunião em São Vicente e Granadinas.

A Venezuela prometeu aderir à diplomacia para resolver o conflito na semana passada, em um encontro mediado pelo Brasil, que faz fronteira com os dois países. Além disso, o Brasil afirmou que não permitiria que a Venezuela usasse o território brasileiro de Roraima para invadir Essequibo.

Leia mais sobre:

13 comentários
  1. WILLIAM ALVES DAS CHAGAS FILHO
    WILLIAM ALVES DAS CHAGAS FILHO

    Vãi capinar e pintar as guias das ruas?

  2. Paulo Lammardo de Novais
    Paulo Lammardo de Novais

    O Cascavel tem canhão com calibre 90mm e não 37mm.

  3. JOSÉ LEME DA SILVA
    JOSÉ LEME DA SILVA

    Isso cheira mais uma armação dos melancias : com estado de guerra fecha-se o congresso… E Lula agradece o colega Maduro.

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      Raciocínio perfeito. Não havia me atentado a isso.

  4. Paulo Dultra
    Paulo Dultra

    Essa FAAs não é aquela que recebeu o Maduro em Brasília com direito a tapete vermelho…Entendi!

  5. Flavio Ruy Gonçalves Costa
    Flavio Ruy Gonçalves Costa

    As FAAs deixaram um ladrão tomar o poder e foram desmoralizadas pela PTRALHADA!!!

  6. Flavio Ruy Gonçalves Costa
    Flavio Ruy Gonçalves Costa

    Só tem frouxo nas FAAs, cambada de burocrata e sangussuga dos nossos impostos!!!

  7. Flavio Ruy Gonçalves Costa
    Flavio Ruy Gonçalves Costa

    Xi Ji Ping manda no Podre, que manda no molusco, que manda nos melancias!!!

  8. MIGUEL ALEXANDRE
    MIGUEL ALEXANDRE

    Um tirano como o Maduro é capaz de tudo… Comparsa do Lula,, só Deus sabe o que está por trás dessa farsa…

  9. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Esse assunto já não havia sido pacificado? E a base americana na Guiana Essequiba, não seria a causa dessa pacificação? Ou esses americanos estão por demais ocupados com questões internas e externas para se preocuparem com um cucaracha desses? Agora, a experiência desse exército de melancias, históricamente não é das melhores; quem sabe se teremos uma retirada manauara a exemplo da vergonhosa retirada de Laguna há mais de 100 anos atrás, ou mesmo a retirada de Canudos, diante de um punhado de fanáticos religiosos e maltrapilhos. Só temos vergonha para exibir e espero que não tenhamos que engolir mais uma dessas. Calma aí Madurón!

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      “É tempo de muricí, agora é cada um por sí” Leiam a obra de Euclides da Cunha “Os Sertões”, que entenderão.

  10. Amedeu Souto
    Amedeu Souto

    É só presença ou vão ter coragem de atacar se entrarem em território brasileiro ?

    1. WILLIAM ALVES DAS CHAGAS FILHO
      WILLIAM ALVES DAS CHAGAS FILHO

      Vão dar vassouradas nos séquitos do traficante….kkkkkkk

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade