O quinto voo de repatriação de brasileiros e familiares do Líbano pousou na Base Aérea de São Paulo nesta segunda-feira, 14, às 6h06. A bordo estavam 220 passageiros, incluindo dez crianças e dois animais de estimação.
Desde o início da operação, em 2 de outubro, foram resgatadas 1.105 pessoas e 14 animais, entre gatos e cães. Esta ação faz parte da missão Raízes do Cedro, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a aeronave KC-30.
+ Governo gasta R$ 80,4 mi para repatriar brasileiros do Líbano, mas poderia ter custo menor; entenda
A comunidade brasileira no Líbano é estimada em cerca de 20 mil pessoas. O país está em conflito com Israel. A nação judaica tem respondido a ataques do grupo terrorista Hezbollah, aliado do Hamas. As ofensivas terroristas ocorrem desde 7 de outubro de 2023.
Espera-se que o avião decole ainda hoje de São Paulo para buscar um sexto grupo em Beirute. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que cerca de 7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar.
As ações de repatriação no Líbano
Para evitar voos incompletos, haverá reforço na confirmação de passageiros por telefone. Mulheres, crianças, idosos e brasileiros sem residência fixa no Líbano têm prioridade na repatriação.
O Itamaraty, em conjunto com os Ministérios do Desenvolvimento Social, Saúde, Justiça e Segurança Pública, além da Receita Federal, apoia os repatriados na chegada ao Brasil.
Na sexta-feira 11, o governo federal liberou R$ 80 milhões para a logística da operação. A FAB já enviou 43 toneladas de doações ao Líbano, incluindo alimentos e suprimentos médicos.
O Itamaraty continua a recomendar aos brasileiros no Líbano que sigam as orientações de segurança locais e, se possível, deixem o país por meios próprios.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com esse governo de m… apoiador do HAMMAS, HEZBOLLAH, etc., me pergunto QUANTOS TERRORISTAS estão sendo trazidos nesse aviões da FAB?
A PF tem controle disso …. Disse um amigo….
K K K K K . A PF????. Esse m… são parte da gangue do governo atual. São os sabujos do STF e do Executivo.
É a nossa GESTAPINHA.