O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para receber a denúncia e tornar réus 100 acusados de participar das manifestações de 8 de janeiro. Ele acompanhou o voto do relator, Alexandre de Moraes, assim como o ministro Dias Toffoli.
O julgamento começou em 18 de abril, no plenário virtual do STF, e vai até o dia 24, se nenhum dos ministros pedir destaque, o que leva a votação a ser feita de maneira presencial. Fachin e Toffoli apenas seguiram o voto de Moraes, sem apresentar um voto escrito.
Moraes afirmou que as condutas dos denunciados são gravíssimas. Segundo o ministro, a atitude tinha “a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, quanto aquelas que pretendam destruí-lo, juntamente com suas instituições republicanas, pregando a violência, o arbítrio, o desrespeito à separação de Poderes e aos direitos fundamentais, em suma, pleiteando a tirania, o arbítrio, a violência e a quebra dos princípios republicanos, como se verifica pelas manifestações criminosas ora imputadas ao denunciado”, escreveu em seu voto.
Até agora, são três votos pela abertura dos processos criminais. Se esse entendimento prevalecer, os réus serão intimados para apresentar defesa e haverá a chamada instrução, com oitiva de depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF terá de julgar se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo específico para ocorrer.
Mais um corrupto se autorgando
poderes para julgar brasileiros como se fossem gado, por lote, quero saber quem vai julgá-los. Só a história.
como brasileiros sem foro privilegiado serão julgados pelo STF que não tem prerrogativa de julgar crimes.
é vingança e tentativa de amedrontar a população decente do pais.
Vão reverter todas as decisões e ações ,porque todos eles são cúmplices e colaboradores da ação do dia 8 de janeiro.
Alguém tinha alguma dúvida que, um por um, esses ministros de araque, que só sabem meter o bedelho onde não devem e não podem, iriam condenar o “lote” de acusados! Vergonha de ser brasileira e ser governada por uma escória comunista! São políticos de esquerda, e como tal só querem benesses! Podridão!
Tenho um processo ganho no STF HÁ MAIS DE VINTE ANOS , NÃO DESPACHAM! Essa gente não trabalha!
O Miranda aceitou a denuncia (que não tem o que o acusado fez), que avanço!!! Esse juiz não é suspeito mesmo não apresentando os fatos da denúncia, só o Moro que tinha provas é que é. Esse aparelho é uma vergonha para qualquer estudioso de direito.
E a farsa continua!
Legal. Já que tornaram estes 100 em réus, podiam apoiar a CPMI ou tornar obrigatória ( já que eles não precisam ou não dão a mínima para a Constituição). Vamos investigar
Nossa que novidade, este Sr. é Comunista e vota tudo a favor do partido (PT) que destruiu o País, nenhuma novidade ele votar contra a vontade popular.
Por que não está tramitando pelo TR do DF, ao invés do STF?
Quando os membros de uma dita suprema coôrte subordinada a um desCONDENADO de um país, vota pela libertação e devolução de bens apreendidos de notório homicida traficante, manda prender parlamentar sem cumprir os ritos constitucionais, assume o papel de polícia e promotoria, e vota pela prisão de idosos e idosas que, à época dos tumultos, estavam a quilômetros do local da ocorrência… Esse país está condenado, para sempre, à iniquidade. Sem moral nenhuma!
Será que alguém ainda tem dúvidas de onde os advogados de porta de cadeia do STF – que se auto-intitulam ministros do STF – querem que esse processo chegue? Digam para eles que não precisa de votação. Sigam com o plano, já que não há ngm na República de bananas do Brasil para barrá-los!