O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, criticou o remanejamento do orçamento previsto para o financiamento de pesquisas. Em uma publicação nas redes sociais no domingo 10, o ministro chamou de “falta de consideração” a ação feita pelo Congresso. Pontes disse ainda que os cortes são “equivocados e ilógicos” e cobrou uma correção urgentemente.
O orçamento previsto para a pasta era de R$ 690 milhões em 2022. Contudo, cerca de R$ 600 milhões foram remanejados para outros sete ministérios. A decisão do Congresso aconteceu na quinta-feira 7, a pedido do Ministério da Economia.
“Falta de consideração. Os cortes de recursos sobre o pequeno orçamento de Ciência do Brasil são equivocados e ilógicos. Ainda mais quando são feitos sem ouvir a Comunidade. Científica e Setor Produtivo. Isso precisa ser corrigido urgentemente”, escreveu nas redes sociais.
Em nota, o Ministério da Economia informou que “essa proposta de alteração ocorreu para cumprir decisão governamental quanto à necessidade de remanejar recursos nesse momento. A alteração submeteu à apreciação do Congresso Nacional proposta de suplementação de diversas demandas orçamentárias, com recursos de outras fontes”.
Leia também: “Perto da campanha eleitoral, governadores planejam reajuste salarial dos servidores”
Falta de vergonha é o congresso com um bando de marginais ter um orçamento anual de 12,5 bilhões. E como somos bocós em aceitar isso pacificamente
O Sr. Marcos Pontes é o único com preparação no governo globalista dos BolsoGlobalistas do Bolsonaro.
Ele teria que sair e fazer a sua carreira
Pontes, esse guverno já foi pro espaço kkkkkkk
Maciel Gomes
MAV jumentóide!
Existem PESQUISAS e existem “”pesquisas”” !! Quais as que de fato merecem receber a grana do contribuinte? Ou ainda, quais a que trazem de VOLTA a grana colocada lá??
Pontes, vai pedir emprego pro Elon Musk, da spacex, lá precisam kkkkkk
Pontes, já te mandaram pro espaço e não te avisaram kkkkkkkk
PRIORIDADES MEU AMIGO…
Pontes, já apagaram luz e esqueceram de você kkkkkkk
Pontes, que q se tá fazendo aí ainda kkkkkk
Ohhh do, oh coitado kkkkkk
Kkkkkkkk falta de consideração kkkkkk
O dono do super ministério da economia, o nobre paulo guedes, conversa com ele pontes, seu coleguinha de ministério kkkkkk
Vou mais além: por que então o Ministro de CT&I não foi ao congresso nacional tentar convencer os parlamentares de que o MCTI precisaria de mais recursos apresentando argumentos e resultados ao invés de ficar lamentando no twttr? Paulo Guedes vai pra linha de frente e discute com os parlamentares. O nobre ministro de CT&I deveria fazer o mesmo. Lamentável.
As pessoas esquecem que existe algo que se chama de Congresso Nacional, em que os deputados, através da comissão de orçamento, dividem o bolo cfm as necessidades (necessidades pode interpretar como quiserem) que eles acharem prioritárias. É isso vai para uma lei que se chama de LOA. O PR pode vetar ou não. Mas o vero pode ser derrubado na Câmara e assim a LOA é aprovada. O PR não decide isso. Acho que deveríamos conhecer mais e deixar o sentimentalismo de lado. Ademais, há muitas pesquisas que são irrelevantes para a comunidade científica. O Brasil produz muito, mas são produções irrelevantes para a comunidade científica e isso pesa muito. Muitas pesquisas de vulto são financiadas pela iniciativa privada no 1o mundo e devemos tbm parar com o assistencialismo do estado para pesquisas e procurar recursos na iniciativa privada. Somente assim teremos pesquisas de relevância. Simples assim.
E o $$$$ do fundo eleitoral? Este eles aprovam rapidinho, se tivessem um mínimo de patriotismo, 3 bi para fundo eleitoral e 600 mi para ciência e tecnologia, palhaçada.
Mas vejam 2.3 bi verba do STF, 3.2 bi do TSE. Acho que está na hora de fechar estas torneiras, assim não dá………. Além disso todo o gasto com as mordomias das casas legislativas e do judiciário que somam outras tantas dezenas de bilhões, que foram sendo incluídos como “direitos” nos governos petistas enquanto a ciência e a educação ficaram de lado. E tem palhaço que defende o Lula.
Não dá . Fecha tudo para nova avaliação, mas aí é GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA não é????????? Hipócritas
Ministro Marcos pontes é só divulgar as pesquisas que estão sendo realizadas que, as que forem relevantes, úteis e sérias, serão financiadas pela iniciativa privada, como é feito nos países de primeiro mundo, simples assim.
Acredito no apelo do ministro que até recentemente o vi fazer na live com Bolsonaro, em momento tão importante nas pesquisas com vacinas, nióbio e outros químicos e minerais. Mas antes seria importante informar à sociedade qual é a parcela do orçamento do ministério destinada a folha de pessoal, encargos e penduricalhos e a parcela de investimentos. Não haverá ai uma grande distorção?
Eita cabeçada… é incompreensível que ações de curto prazo desrespeito investimentos em ciências, tecnologia e inovação sejam restringidas mesmo que momentaneamente… Os ganhos multiplicados (alavancagem) são substanciais com investimentos em C/T/I!
Marcão Pontes um gênio
Simples de tudo, retira aqueles bilhões que vão para o fundo eleitoral da vergonha e repassa para algo útil como pesquisas científicas. Esses vermes que coloquem um sapatinho novo e saiam pedindo votos de porta em porta se quiserem.
Ele está falando rm ouvir a comunidade petista, pois esse ministério está aparelhado com muitos petistas.