Kely Nascimento, filha do ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, publicou uma imagem nas redes sociais na noite desta sexta-feira, 23, em que aparece ao lado do pai. “Seguimos aqui, na luta e na fé”, escreveu, no Instagram. “Mais uma noite juntos.”
O Hospital Albert Einstein informou, na quarta-feira 21, que houve piora no estado de saúde do Rei. Segundo boletim médico, o melhor jogador de todos os tempos precisa de cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca.
Internado desde 29 de novembro, Pelé manteve os tratamentos com antibióticos. O ex-jogador foi ao hospital para fazer uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021. Mas os médicos identificaram uma infecção respiratória e resolveram interná-lo.
Em 2 de dezembro, o hospital informou que “a resposta tem sido adequada, e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”.
Relacionadas
Mais cedo, o jornal Folha de S.Paulo noticiou que Pelé não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando teve de ser submetido a uma operação para a retirada de um câncer de intestino. Ele está em cuidados paliativos exclusivos.
Isso quer dizer que a quimioterapia foi suspensa, e o ex-jogador receberá apenas medidas de conforto. O objetivo é aliviar a dor e a falta de ar. No início deste ano, os médicos identificaram metástases no intestino, no pulmão e no fígado do craque.
Os médicos aplicam cuidados paliativos aos pacientes com doenças ou condições progressivas. As medidas dependem essencialmente dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico.
Em virtude do agravamento do quadro de Pelé, as filhas Kely e Flávia anunciaram que vão passar o Natal no quarto do ex-jogador no hospital. “Pessoal, nosso Natal em casa foi suspenso”, comunicaram. “Decidimos com os médicos que, por várias razões, será melhor a gente ficar por aqui mesmo, com todo esse cuidado que esta nova família, Einstein, nos dá. Agradecemos por todo o carinho que vocês transmitem, tanto no Brasil como no mundo inteiro. O amor por ele, as histórias e as suas preces são um conforto enorme, porque sabemos que não estamos sós. Vamos transformar esse quarto num sambódromo (é brincadeira), vamos fazer até caipirinhas (não é brincadeira).”
Perdoe-me o transtorno por repetir meu comentário. Editei o texto e pensei não ter enviado o primeiro. Obrigado.
Claudio
Deus abençoe o iniqualável Pelé neste momento desafiador. Pelé é maior que qualquer outro atleta em todos os tempos. Com seu talento superou o preconceito racial e muitos outros. Um gigante! Nascido em um país marginalizado pela elite mundial esportiva da época, nem a toda-poderosa imprensa americana e européia – que manufaturam ídolos – puderam obscurecer seu talento excepcional! Ele não é arenas único que como atleta foi três vezes campeão do mundo, mas, três vezes campeão em apenas 4 copas seguidas (1958-62-66-1970). Três vezes campeão de Futebol, o único esporte literalmente mundial. O Futebol é paixão nos quatro cantos do globo enter todas a classes e raças. Pelé, Edson de Três Corações, você merece, sem ufanismo algum, o título de: O Maior Atleta de Todos os Tempos! Sobretudo por atribuir esse talento a Deus, considerando um dom divino. Obrigado pelas muitas alegrias que você tem dado a todos nós brasileiros. Minha família e eu desejamos a você e sua família, muita saúde e muitas alegrias! Um Feliz Natal em Nome Daquele que nasceu da Virgem em Belém de Judá, e se entregou por nossa redenção no Calvário!
O Senhor Deus abençoe o iniqualável Pelé neste momento desafiador. Pelé é maior que qualquer outro atleta vivo ou morto em todos os tempos. Por seu talento venceu preconceito de raça e de todas as espécies. Um gigante! Nascido em um país marginalizado pela elite mundial esportiva da época, nem a toda-poderosa imprensa americana e européia – que manufaturam ídolos – puderam obscurecer seu talento excepcional! Um dom divino! Ele não apenas é único três vezes campeão do mundo, mas, três vezes campeão em apenas 4 copas seguidas (1958-62-66-1970). Três vezes campeão de Futebol, o único esporte literalmente mundial. A maior paixão esportiva de todos os povos da terra. Pelé, Edson de Três Corações, MG, você merece, sem bajulação alguma, ser denominado: O Maior Atleta de Todos os Tempos! Sobretudo por você, permita-me chamá-lo de você, atribuir esse talento a Deus. Um dom divino. Obrigado pelas muitas alegrias que você tem dado a todos nós brasileiros.
Minha família e eu desejamos a você e sua família um Feliz Natal em Nome do Filho de Deus que nasceu da Virgem em Belém de Judá, e se entregou para nossa redenção no Calvário! Nasceu o Redentor!
A essência da vida e da morte
por Jagadish Vasudev
Existem muitos aspectos da vida. Há nascimento, infância, juventude e velhice. Há amor, ternura, doçura e amargura em relacionamentos, alegria do sucesso, satisfação, dor e prazer. Se você mantiver sua mente em um nível razoável de percepção, estas são coisas que você pode compreender. Mas o aspecto mais definidor da vida – a morte – está além do alcance de qualquer mente – não importa quão inteligente, esperto ou intelectual você pensa que é. É só porque somos mortais que a vida acontece dessa maneira. Se não fôssemos mortais, não haveria infância, nem juventude, nem velhice – poderíamos até nos questionar se houve nascimento. A morte é a base da vida. Se você não entende a morte, nunca conhecerá a vida, nem poderá lidar com a vida, porque a vida e a morte são como inspiração e expiração. Elas existem juntas, inseparavelmente.
O processo espiritual começa apenas quando você é confrontado com a morte – seja a sua própria ou a de alguém que é querido por você, alguém que você pensou que não poderia viver sem. Quando a morte se aproxima ou quando acontece, é quando a questão surge nas mentes de muitas pessoas: “O que é isso tudo? O que acontecerá além disso?” A experiência da vida parecer ser tão real, você não pode acreditar que tudo vai acabar assim, de repente. Mas, uma vez que a morte está próxima, a mente projeta que deve haver algo mais. Por mais que a mente projete, ela realmente não sabe, porque a mente funciona apenas com base nos dados que já reuniu. A mente não tem força diante da morte, porque não possui informações autênticas – apenas boatos.
Que Deus abençoe e de boas condições de vida ao nosso rei do futebol.
Que nosso Deus Supremo dê forças , proteja e não deixe sofrer o maior craque de futebol de todos os tempos !