No próximo fim de semana, a começar por esta sexta-feira, 15, a onda de calor que se espalhará por boa parte do Brasil vai deixar o Rio de Janeiro com uma temperatura de 5ºC acima da média. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais: “Previsão do tempo: tempestade leva perigo ao Rio Grande do Sul”
O Inmet publicou aviso específico em relação ao calor no Estado. O instituto considera que essa alta traz um leve risco à saúde e se encaixa ao alerta laranja emitido nesta semana.
A partir de quinta-feira 14, a instituição havia alertado que uma nova onda de calor vai ganhar força e atingir 15 Estados e o Distrito Federal (DF).
Além do Rio de Janeiro, o calor vai afetar os Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Leia mais: “Alerta amarelo: Região Norte encara chuva intensa”
Será a nona onda de calor que atinge o Brasil neste ano.
Umidade e temporais
Na última, no mês de novembro, houve recorde de temperatura, que chegou a 44,8 ºC no município de Araçuaí (MG).
Foi a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7 ºC ocorridos em Bom Jesus (PI), em 2005.
A alta das temperaturas e a presença de umidade na atmosfera podem provocar a ocorrência de temporais e rajadas de vento acima de 70km/h, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
A condição já teve início na quarta-feira, 13, e vai se estender até o fim de semana.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Por causa da umidade, a nova onda de calor, porém, não vai ser tão intensa, como a de novembro. De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, a proximidade do verão tende a provocar este aumento de umidade.
“A onda de calor não vai ser tão intensa e generalizada quanto a última”, afirma Luengo. “Com a proximidade do verão, temos mais umidade, que barra as temperaturas.”