As fortes chuvas seguem ser dar trégua em parte do Rio Grande do Sul. Conforme a previsão do tempo, a manhã desta sexta-feira, 15, será de tempestade no extremo sul gaúcho. Por isso, a região está em perigo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Por causa da situação. o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade para o sudeste e o sudoeste do Rio Grande do Sul — basicamente, a área que marca a fronteira do Brasil com o Uruguai, no bioma pampa.
O aviso por parte do Inmet começou a valer às 6 horas desta manhã. De acordo com a previsão do tempo, o temporal permanecerá ativo sobre essa parte do país até as 12 horas de hoje.
Leia mais:
Os riscos de um alerta laranja vão mais do que o elevado volume de chuva, que pode chegar a 100 mm durante a manhã desta sexta-feira. Há a expectativa de rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo.
Condição que faz o instituto meteorológico reforçar que os problemas podem afetar diretamente alguns setores. São os casos, por exemplo, do fornecimento de energia elétrica e das atividades agropecuárias.
“Risco de corte de energia elétrica”, avisa o Inmet. “Estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Instruções para a previsão com perigo de tempestade
O alerta laranja, de perigo, para o pampa em decorrência de uma nova tempestade faz com que o instituto meteorológico liste três instruções para quem vive e trabalha nessa parte do Rio Grande do Sul.
- não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
- se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste