O clima instável e com temporais segue castigando o Sul do Brasil. A previsão para este fim de semana é de mais chuva intensa, começando já nesta sexta-feira, 27, com possibilidade de ventos de até 90 km/h e queda de granizo. As áreas atingidas deverão ser o noroeste e o norte do Rio Grande do Sul e o oeste e meio oeste de Santa Catarina.
Os temporais devem avançar pelas demais áreas de Santa Catarina, chegando também ao Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê grandes volumes de água, com totais, em 24 horas ainda na sexta-feira, maiores que 100 milímetros.
Leia também: “Previsão do tempo: mais um dia com chuvas de norte a sul”
O alerta do Inmet para temporais incluí, ainda, para outros quatro Estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Todos com possibilidade de ter um fim de semana debaixo de grande volume de água.
Os temporais vão continuar na próxima semana
A empresa de meteorologia MetSul afirma que os últimos dias de outubro e a primeira semana de novembro serão de muita chuva no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.
Leia também: “Previsão do tempo: sexta-feira com pancadas de chuva e trovoadas”
A previsão é de mais temporais para essas regiões nos próximos dias, com possibilidade de queda de granizo, raios e rajadas de ventos, como consequência do fenômeno El Niño.
Os efeitos do El Niño tiveram início em junho, trazendo seca severa à Amazônia, calor extremo ao Sudeste e ao Centro-Oeste. Além disso, o fenômeno foi responsável pelo volume de chuva recorde no Sul do país.
Os meteorologistas afirmam que a tendência é de o fenômeno El Niño seguir influenciando o clima nos próximos meses, até o começo ou o meio do outono de 2024 — período que vai de 21 de março a 21 de junho. A previsão é que o pico do fenômeno se dê, contudo, nos meses de novembro e dezembro deste ano.
Leia também: “Previsão do tempo: últimas notícias”