Fiocruz defende manutenção do intervalo de 12 semanas entre doses da vacina

Governo do Rio autorizou a diminuição do período entre as duas aplicações para oito semanas
-Publicidade-
Vacina da Oxford/AstraZeneca é uma das aplicadas no país contra a covid-19
Vacina da Oxford/AstraZeneca é uma das aplicadas no país contra a covid-19 | Foto: Divulgação

Em nota divulgada na noite de terça-feira 13, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela produção da vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca no Brasil, defendeu a manutenção do intervalo de 12 meses entre as aplicações da primeira e segunda doses do imunizante.

Ontem, o governo do Rio autorizou a diminuição desse intervalo — para oito semanas. A medida pode ser adotada pelos 92 municípios do Estado.

Leia mais: “DF reduzirá intervalo entre primeira e segunda doses de AstraZeneca e Pfizer”

-Publicidade-

“A fundação esclarece que o intervalo de 12 semanas entre as duas doses recomendado pela Fiocruz e pela AstraZeneca considera dados que demonstram uma proteção significativa já com a primeira dose e a produção de uma resposta imunológica mais robusta quando aplicado o intervalo maior”, diz a nota da Fiocruz. “Adicionalmente, o regime de 12 semanas permite ainda acelerar a campanha de vacinação, garantindo a proteção de um maior número de pessoas.”

A instituição destaca ainda que, “até o momento, a vacina produzida pela fundação tem se demonstrado efetiva na proteção contra as variantes em circulação no país já com a primeira dose”. “Adicionalmente, em relação à variante Delta, uma pesquisa da agência de saúde do governo britânico, publicada em junho, aponta que a vacina da AstraZeneca registrou 71% de efetividade após a primeira dose e 92% após a segunda para hospitalizações e casos graves.”

Leia também: “Cinco Estados decidem antecipar 2ª dose da vacina da AstraZeneca”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site