O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou na noite desta terça-feira, 27, sobre o ato pela democracia, o evento pró-Jair Bolsonaro (PL) ocorrido no domingo, 25, em São Paulo. O petista reconheceu que a manifestação convocada pelo ex-presidente foi “grande”, mas acusou os 750 mil brasileiros que foram à Avenida Paulista de estarem “em defesa de um golpe”.
“Não é possível você negar o fato, eles fizeram uma manifestação grande em São Paulo”, assumiu. “Mesmo quem não quiser acreditar, é só olhar as imagens. Agora, Como as pessoas chegaram lá é outros 500.”
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Em conversa com o jornalista Kennedy Alencar, da Rede TV, que iniciou a entrevista ao ressaltar o “carinho e a admiração” que sente pelo mandatário do Executivo, Lula afirmou que o movimento, chamado por ele de “extrema direita”, está “ganhando corpo” não só no Brasil, mas também na América Latina.
“É importante a gente ficar atento [sic]”, sugeriu, “porque essa gente está demonstrando que eles não estão para brincadeira, eles querem continuar muito forte negando a democracia”, disse o petista, com a anuência do jornalista.
“Isso!”, exclamava Kennedy a cada fala de seu entrevistado.
Leia também: “Vídeo mostra Avenida Paulista cheia do começo ao fim; confira”
Lula quer “isolar” a direita
“Eu acho que nós temos que isolar a extrema direita”, sugeriu o líder da esquerda. “Temos que fortalecer o regime democrático, que é fortalecer as nossas instituições.”
Lula acusou a direita de não ter “nexo” e falar “as maiores besteiras”. Apesar de garantir ser um “democrata”, o chefe do Executivo não se constrangeu ao dizer por mais de uma vez que o público e as autoridades que participaram do ato na Avenida Paulista estavam tomando cuidado com os discursos, e todos foram com “medo”.
Sobre anistia
Ao ser questionado sobre o pedido de anistia ventilado por Bolsonaro aos presos pelas manifestações de 8 de janeiro de 2023, Lula ironizou a proposta.
“Como alguém começa a pedir anistia antes de ser julgado?”, perguntou. “Está em fase de inquérito.”
Kennedy lembrou que algumas pessoas já foram julgadas.
“Meia dúzia foram julgados [sic], o restante ainda está todo mundo sendo investigado”, disse o esquerdista. “O cidadão está pedindo anistia antecipada.”
Para o petista, que já esteve preso e foi condenado em três instâncias, ao pedir anistia, Bolsonaro está “confessando o crime”.
Sobre os governadores no ato pela democracia
“Essa gente toda tinha que estar lá porque só foi eleita por causa do Bolsonaro”, avaliou Lula sobre a presença de governadores no ato em apoio ao ex-presidente.
“O Tarcísio sabe disso (Tarcísio de Freitas, Republicanos-SP), era uma figura totalmente desconhecida em São Paulo”, falou. “A mesma coisa o Zema (Romeu Zema, Novo-MG). Então esses caras tinha [sic] que estar lá, não vejo problema. Mas os discursos foram vaselina, recomendados pelos advogados: não fale nada que possa depor contra uma instituição, contra a democracia.”
750 mil pessoas na Av. Paulista
De acordo com as autoridades de São Paulo, o evento pró-Bolsonaro reuniu 750 mil pessoas, sendo 600 mil especificamente na Avenida Paulista e os demais em ruas adjacentes. Entre os presentes estavam famílias com idosos e crianças.
Leia também: “Bolsonaro: ‘Lula é um presidente sem povo'”
Lula e Bolsonaro: entrevistas na mesma noite
Até o início da manhã desta quarta-feira, 28, a entrevista de Lula publicada no canal da Rede TV no YouTube estava com 12.567 visualizações e apenas 1,6 mil pessoas marcaram o sinal de “gostei”.
Também na noite desta terça-feira, o ex-presidente Bolsonaro foi entrevistado ao vivo, presente no estúdio do Oeste Sem Filtro, da Revista Oeste. Até o início desta manhã, 1,4 milhão de internautas já haviam assistido ao programa, dos quais 260 mil deixaram o sinal de “gostei”.
.
Mais uma vez este Molusco Boquirroto chamando os 750.000 que participaram de Golpista.
Está delurando recorrentemente.
Pode aumentar esse número, Luis Inácio! Tem muita gente, mas muita que não foi porque morava muito longe como eu mas estavam lá de alma e coração presentes. Isto você NUNCA, mas NUNCA terá.
Os números mostram claramente o resultado da eleição. Quem deu golpe em quem?
Pior de tudo é ver um “jornalista” s, verdadeiro lacaio, sacudindo a cabeça em concordância a este monte de asneiras.
Kennedy Alencar e Lula, não merecem meus comentários, exceto que Lula nos anos de existência conseguiu agregar mais uma palavra a seu escasso dicionário: ” democracia e gopi ops golpe”…aliás estou fazendo um jejum televisivo, não assisto Rede TV, Globo principalmente Globo News e estúdio I dirigido pela Andrea Sadi com a participação de Otávio Guedes, Valdo Cruz e outros…..horrivel.
Chora ladrao, que inveja…de uma saidinha nas ruas..
Esse boçal de ternos (ele confessou que gosta muito de usá-los), portanto, engravatado é um mentiroso contumaz. Conhecemos sua biografia que é recheada de bobagens ditas, engodos, falta de educação, de conhecimento. Trata-se de um oportunista que, aliado de políticos sem carater se deu bem. Mas, contudo, todavia, TRATA-SE DA MAIOR FRAUDE POLÍTICA BRASILEIRA e quiça MUNDIAL e que afeta muito a nós Brasileiros, pois nos sentimos lesados, mal representados, insultados e envergonhados.
Essa corja e todo o seu falso ideário precisam entender que NÃO TEM MAIS ESPAÇO para impor um programa fictício e utópico. Não podemos dar mais espaço a essa gentalha oportunista. CHEGA.
Pobre e Podre Brasil.
Contabilizaram as urnas eletronicas que deram like na entrevista do Lula para esse arremedo de jornalista?
SÓ PARA LEMBRAR: NOVE DEDOS ESCOLHE O REPÓRTER , AS PERGUNTAS PARA TER UMA NARRATIVA (mentira)
Deve ter sarado da bursite, mas a dor de cotovelo não o deixa em paz. Quanto a Kennedy de Alencar, a exemplo de Eliane Catanhede é o ânus do jornalismo.
Deve estar morrendo de inveja.
É o cara que chega em casa todo arrebentado pela surra imensa que tomou, e ainda diz orgulhoso para a esposa que foi ele quem deu o primeiro tapa.
Se o agronegócio tem como dizem mais de 300 deputados, se o NoveDedos chama o agronegócio de fascista então como se explica que o NoveDedos tem o apoio de mais de 2/3 da câmara? Donde se conclui que os picaretas do agronegócio apoiam esse desgoverno. Não se iludam com esse tipo de gente. Se quiserem continuar votando nesses canalhas, fiquem à vontade.
Que a rede tv se ferre como a Joven Pan!
Isso é um paradoxo. Todos que ainda tem alguma memória sabem porque o Estadão, Folha, Veja, Isto É e outros veículos tiveram enorme importância no passado, porque expunham, diariamente, as mazelas dos governos da época. Ao se tornar assessoria de imprensa deste governo autoritário e corrupto, a Jovem Pan está condenada a se tornar irrelevante e fechar.
Outra coisa, ladrão: eu fui de graça por que quis e quero que você e sua quadrilha vão para a pu@ta que escarrou no mundo!
A inveja desse quadrúpede é inaceitável!
É… cada vez mais vejo que são mais importante 11 votos que mais de 200 milhões… quem é bom entendedor, entenderá….