Vice-presidente Hamilton Mourão estendeu Operação Verde Brasil 2, contra o desmatamento, que iria até novembro
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que a Operação Verde Brasil 2, que duraria até novembro deste ano, será estendida a abril de 2021.
Com isso, as Forças Armadas devem permanecer na Amazônia por mais cinco meses.
Isso foi possível porque a verba destinada à operação, parte do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), de R$ 400 milhões, não foi totalmente utilizada: ainda restam R$ 180 milhões, que vão garantir a extensão da operação contra desmatamentos.
“[A decisão] está tomada. Tem de assinar entre esta semana e a semana que vem”, garantiu Mourão. “Eu vou acertar com o general [Augusto] Heleno para fazer essa prorrogação.”
Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão afirmou que deve se reunir na terça-feira para discutir o planejamento estratégico da GLO, a regularização fundiária e a situação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“Nós precisamos prosseguir porque a gente quer entrar em um círculo virtuoso de queda do desmatamento, é o nosso compromisso, que a gente tem de derrubar isso aí”, reiterou o vice-presidente. “E para derrubar nós temos de ter gente em campo fiscalizando.”
O Ibama chegou a paralisar suas atividades na última quarta-feira, 21, por falta de recursos financeiros e só voltou a funcionar após o Ministério da Economia repassar verba ao Ministério do Meio Ambiente.